29 de novembro de 2024
OPINIÃO

Quem ganhou, quem perdeu?

Por Roberto “general” Macedo |
| Tempo de leitura: 2 min

Encerradas as eleições municipais, podemos chegar a um "surpreendente" e preocupante questionamento: se nas eleições presidenciais o atual presidente teve milhões de votos, qual o motivo desse resultado pífio da esquerda nas municipais? Para se ter uma ideia, nos 627 municípios paulistas o PT conseguiu apenas 4 prefeituras, nem nas cidades consideradas redutos da esquerda o PT saiu vencedor. Pelo Brasil afora, nos 5.527 municípios brasileiros, o PT conquistou apenas 1 Capital (Fortaleza) e 251 prefeituras no Interior do País (maioria no Norte/Nordeste). Um retrocesso que na minha opinião se dá por uma crise sem precedentes de lideranças consideradas de esquerda. Essa distribuição de emendas e aumento dos valores do Fundo Eleitoral favoreceram partidos que hoje o apoiam no Congresso e são os maiores vencedores. A pergunta que fica é: foi muita sorte ou uma jogada de mestre do presidente?

Acho que ele não vai se preocupar com esses resultados "desfavoráveis", sabe que perdeu alguns anéis, mas conservou os 9 dedos. Se o Centrão ficou contente com o que conseguiu, imaginem vocês o Lula que se deu melhor?

No início do meu texto disse estar preocupado com esses resultados e tenho meus motivos: cada vez mais o presidente está ficando refém e nas mãos desses partidos hoje liderados pelo Kassab, que considero não ser nenhum "santinho" patriota querendo apenas o bem do País. Para ele e seus "comandados" do Centrão somente o poder interessa, incluo também nesse "imbroglio" o presidente Lula, pois comunga da mesma filosofia de estar sempre no Poder a qualquer custo.

É o tal negócio de sacrificar uma vaca velha, no caso o PT, para a boiada passar com segurança no rio cheio de Piranhas. Na visão de Lula, sacrificar quem sempre lhe deu suporte e apoio não é problema, é solução, desde que isso o mantenha no poder. As emendas foram bem empregadas e surtiram efeito, penso que o presidente percebeu esse "encolhimento" do PT, culpa exclusiva dele, e buscou alternativas que pudessem suprir essa perda de espaço político do seu partido, o certo é que Lula está cuspindo no prato que comeu. Quantos militantes do PT se sacrificaram por ele e o defenderam até hoje?

Foram milhões, um público enorme que hoje "navega" sem rumo, pois o seu "capitão" se bandeou para o Centrão, os deixando à deriva em mar revolto. Será que agora vão entender que serviram de "massa de manobra" para um projeto político de poder? Tomara que sim, em 2026 logicamente Lula tentará a reeleição, se tudo correr como espero, ficaremos livres dele, mesmo correndo o risco de eleger alguém pior, mas não acredito que tenha alguém tão ruim como esse que tanto mal fez ao País. Respondendo à pergunta do título, acho que Lula ganhou e todos nós perdemos, sei que virão muitas críticas dos ainda defensores, só que não estou preocupado e nem vou perder meu sono por causa isso.

É minha opinião e ponto final.