18 de dezembro de 2025
PRÉ-PIRACEMA

PM Ambiental faz operação para orientar sobre início da Piracema

Por | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Polícia Militar Ambiental/Divulgação
Corporação intensificou fiscalização com objetivo de conscientizar os pescadores sobre a importância do período para a reprodução dos peixes

A Polícia Militar Ambiental iniciou nesta quinta-feira (24) a "Operação Pré-Piracema" e intensificou ações de fiscalização nos rios da região com objetivo de orientar e conscientizar pescadores amadores e profissionais sobre a importância do período para a reprodução dos peixes. A operação segue até 31 de outubro, um dia antes do início da Piracema, em todo o Estado de São Paulo.

"Durante o período, policiamento ambiental será intensificado com ações preventivas em áreas de interesse de pesca e nas vias de acesso aos rios e locais destinados a comércio de pescado buscando coibir ações contrárias à legislação ambiental de pesca antes do início da Piracema", diz a corporação, em nota.

"Em nossa região, as equipes de Policiamento Náutico intensificarão o policiamento nos rios localizados nas áreas de fiscalização da 2.ª Companhia de Policia Ambiental, com as unidades de Bauru, Lins e Barra Bonita, principalmente no rio Tietê, local de maior incidência de pesca", complementa.

A Polícia Ambiental enfatiza que o objetivo maior da Pré-Piracema é orientar e conscientizar os pescadores amadores e profissionais sobre a importância do período de Piracema para a reprodução dos peixes.

A corporação lembra que os pescadores profissionais e estabelecimentos que possuem estoques de peixes nativos devem declará-los, identificando a quantidade de cada espécie, até o dia 4 de novembro, em todas as unidades da Polícia Ambiental do Estado.

Denúncias sobre irregularidades podem ser feitas pelo telefone, nas unidades de policiamento ambiental de Bauru (14) 3103-0150, Barra Bonita (14) 3604-1440 e Lins (14) 3522-3571.