06 de janeiro de 2025
COLUNISTA

Parceria de sucesso: programa de castração da Agrosolo com a OAB

Por Mariana Fraga Zwicker |
| Tempo de leitura: 2 min
Presidente da Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB Bauru (CPDA OAB Bauru), e do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal (COMUPDA)

A Coluna Animal dessa semana traz, novamente, dados surpreendentes sobre o Programa de Castração da Agrosolo em parceria com a Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB Bauru (CPDA OAB Bauru), programa esse que já acontece há 3 anos em nossa cidade.

A Lei Estadual 11. 977 de 2005, artigo 11 prevê que "os Municípios do Estado devem manter programas permanentes de controle de zoonoses através de vacinação e controle de reprodução de cães e gatos, ambos acompanhados de ações educativas para propriedade ou guarda responsável" porem essa lei assim como outras que protegem os animais não são cumpridas em Bauru. Além da castração ser a única forma ética de controle populacional, a castração também previne doenças como câncer de mama e piometra, além de controle de zoonoses, que são doenças transmitidas de animais para pessoas, tais como sarna, esporiotricose, raiva, toxoplasmose etc.

Em compensação, a iniciativa privada, a Agrosolo, percebendo a necessidade de fazer um controle da superpopulação de cães e gatos, lançou um programa de castração de animais. Esse programa é voltado para os animais em situação de vulnerabilidade socioeconômica, que vivem nas periferias da nossa cidade, cujos tutores não tem condições de pagar uma castração.

De quando começou em julho de 2021, o castrometro do Amigos de Patas marcou um novo recorde, mais de mil animais castrados, mais propriamente 1. 163 animais castrados, sendo 616 felinos e 547 caninos. Dos felinos temos 248 gatos e 368 gatas e 116 cães e 431 cachorras. O total de recursos investidos até agora foram R$ 131.029,44. Ou seja, temos mais de mil animais que poderiam ter se reproduzido e que provavelmente essas ninhadas não teriam sobrevivido considerando as condições precárias em que nasceriam e isso traz um grande impacto também ao meio ambiente e a saúde pública, já que com menos animais nascendo menos zoonoses são transmitidas.

A Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB Bauru agradece a parceria com a Agrosolo por mais esses números inéditos de castração na história de Bauru. Mais informações sobre o Programa de Castração podem ser obtidas no pelo site da Agrosolo em Amigos de Pata.