A Prefeitura de Bauru abriu licitação para contratar um hospital ou clínica veterinária 24 horas para atender aos animais resgatados pela Secretaria do Meio Ambiente (Semma). O processo foi aberto no dia 26 de setembro e vigorou até a última segunda-feira (14). O documento prevê que a contratada forneça consultas, aplicação de medicamentos, tratamento quimioterápico, consulta com especialista, transfusão sanguínea, cirurgias de complexidade e internação para cães e gatos.
De acordo com Gislaine Magrini, titular da Semma, a pasta recebe muitas demandas de resgates após o horário comercial. "Verificamos que era preciso um atendimento 24h, porque se existirem pedidos durante a madrugada e não houvesse a previsão na contratação, conseguir o serviço seria bem mais complicado", diz.
A secretária relembra que existe uma clínica pública veterinária que está em construção. Ainda restam algumas etapas para que o espaço possa operar e, por isso, a pasta entendeu que precisaria do auxílio para "não deixar de atender nenhum animal".
Magrini explica, ainda, que a empresa contratada vai atender tanto animais que acabaram de ser resgatados (no caso de um atropelamento, por exemplo), quanto outros que já estão sendo atendidos pela Prefeitura — isso se a equipe avaliar que será necessário o tratamento clínico do animal.
A secretária do Meio Ambiente conta que será a primeira vez que a prefeitura contará com esse tipo de serviço. A iniciativa faz parte do planejamento do departamento criado dentro da secretaria para tratar da causa animal.