16 de outubro de 2024
REVITALIZAÇÃO

Garça aprova projeto para restaurar o nível do Lago J.K. Williams

Por Lilian Grasiela | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Prefeitura de Garça
Lago é considerado um dos principais cartões-postais da cidade

Garça - O Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Garça (70 quilômetros de Bauru) aprovou, por unanimidade, investimento em um projeto de revitalização do Lago Artificial J.K. Williams, que utilizará recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur) de 2024.

O projeto prevê a perfuração de um poço tubular profundo e a instalação de um sistema de irrigação. A execução das obras, prevista para começar em 2025, está alinhada ao Plano Diretor de Turismo de Garça.

O poço terá 240 metros de profundidade e capacidade de fornecimento de até 15 m³/h de água, o suficiente para restabelecer o equilíbrio hídrico do local e proteger o ecossistema, segundo a administração municipal.

Com as intervenções, ainda de acordo com o Executivo, será possível restaurar o nível da água do lago artificial, que sofreu uma redução bastante significativa devido ao período severo de estiagem.

"Essa intervenção não só garantirá a preservação ambiental como também reforçará o potencial turístico do lago, fundamental para eventos e a identidade cultural de Garça", ressalta, por meio de nota.

O lago, fundado em 1979, e considerado um dos principais cartões-postais da cidade, é um ponto central do turismo local, sobretudo durante o Cerejeiras Festival, evento tradicional da cultura japonesa.