Pederneiras - A CPFL Paulista está realizando operações para tentar organizar os postes junto às empresas de telecomunicações, evitando cabos soltos nas ruas. Em Pederneiras (26 quilômetros de Bauru), de janeiro a setembro deste ano, a concessionária retirou 3,1 toneladas de fios de empresas que não cumpriram com a determinação do órgão regulador, após notificações.
Segundo a CPFL, a ação do tempo ou veículos com alturas maiores que as permitidas pelas leis de trânsito podem arrebentar cabos de energia ou de telefonia. No caso dos fios de telefonia, normas regulamentadas estabelecem que as empresas de telecomunicações são as responsáveis pelos cabos.
Em 2022, a concessionária de energia conta que emitiu aproximadamente 80 mil notificações às operadoras de telefonia, internet e TV a cabo, em toda a sua área de concessão, em razão de irregularidades.
"Em 2023, o número foi de 312 mil. Somente em Pederneiras, em 2023, foram aplicadas 3.901 notificações às empresas com irregularidades em seus cabos de telefonia, um número 528% maior que o registrado em todo 2022 no município", revela.
"Além das notificações, a CPFL Paulista retirou, em 2023, mais de 990 quilos de cabos na cidade de empresas que não cumpriram com a determinação do órgão regulador, após notificações. De janeiro a setembro deste ano, o volume foi de 3,1 toneladas", completa.
A CPFL Paulista orienta seus clientes que, ao identificarem algum cabo rompido ou caído no chão, com riscos à população ou à rede elétrica, entrem em contato com o serviço emergencial pelo 0800 010 1010 (ligação gratuita). A concessionária irá notificar as empresas de telecomunicação para que regularizem a situação.
"Importante destacar que os cabos de energia elétrica, estes de responsabilidade da CPFL Paulista, respeitam a NBR 15214/2005, ficando instalados acima do cabeamento de telecomunicações e jamais enrolados ou pendurados nos postes", esclarece, por meio de nota.