Boletim divulgado pelo MetSul Meteorologia neste domingo (13) alerta para a possibilidade de formação de novos temporais acompanhados de vento e granizo nesta semana em várias partes do Brasil, incluindo o Interior paulista. Segundo a empresa de consultoria em tempo e clima, a maior presença de umidade na atmosfera e as temperaturas elevadas persistirão nos próximos dias, favorecendo a ocorrência de chuvas fortes.
As áreas de maior risco para tempo severo nesta semana são as do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil, onde se espera maior instabilidade atmosférica com ar quente e altos índices de umidade, proporcionando nuvens carregadas capazes de provocar temporais, alguns fortes a severos. No Estado de São Paulo, contudo, a maior parte da semana será de sol e a instabilidade só deve aumentar no Interior paulista no fim da semana.
Segundo o Climatempo, deve chover na sexta-feira em Bauru, mas o maior volume de água é esperado para sábado, quando o acumulado pode chegar a 29,2 milímetros, e domingo, a 24,4 milímetros. Na última sexta-feira (11), quando três pessoas morreram em Bauru após um muro desabar sobre elas, foram registrados 24,6 milímetros de chuva.
A expectativa é de que, de segunda a sexta, as temperaturas na cidade oscilem entre 17 graus nas madrugadas e 34 graus à tarde. Já a umidade relativa do ar teve ter índices mínimos de 39% e máximos de 88% nos próximos cinco dias.
O MetSul explica que o padrão atmosférico no Brasil não é mais o mesmo que prevaleceu até poucos dias atrás e trouxe meses de clima muito seco e quente. Os temporais esperados nesta semana deverão ter características típicas das tempestades isoladas que se formam com o calor e a alta umidade durante o período chuvoso.
Esta combinação proporciona as condições para a ocorrência de chuvas torrenciais isoladas em curto intervalo, acompanhadas de vento forte e granizo. Elas ocorrem principalmente na transição da tarde para a noite, quando se formam nuvens de grande desenvolvimento vertical (Torre Cumulus e Cumulonimbus) devido ao aquecimento diurno que gera movimentos de ar ascendente na atmosfera.
Localmente, estes temporais podem ser fortes a severos, com risco de danos. Segundo o MetSul, dias de calor mais intenso aumentam a probabilidade de tempestades se a atmosfera não estiver muito seca.