Famosa pelo Roteiro do Vinho, vinícolas e adegas, São Roque é uma cidade convidativa para quem aprecia uma boa gastronomia. Grande parte dos restaurantes locais oferece área verde e atrações para crianças. Um bom roteiro de turismo para famílias.
São diversos estabelecimentos focados no enoturismo, que envolvem os visitantes em todas as etapas, desde o cultivo até a degustação. Dá para conhecer a cidade tranquilamente em um final de semana.
Se não puder pernoitar na cidade, faça uma excursão a São Roque para conhecer as principais vinícolas e boas lojas de chocolate.
O Morro do Saboó, que em do tupi-guarani e significa "Morro Pelado", é mais um lugar alto da cidade - e esse chega a mais de mil metros de altitude! O nome foi dado por conta da uniformidade da vegetação rasteira.
A trilha é considerada média. O ideal é ir de carro até a base do morro e estacionar (há espaço próprio para isso). Depois, basta seguir o caminho. É uma subida, e o ideal é que você se proteja do sol e leve alguma comida. Água é indispensável, como sempre.
O Recanto da Cascata sempre funcionou como sede da Expo São Roque e para outros eventos na cidade. São alguns hectares de Mata Atlântica às margens do Rio Carambeí, com direito a muitas flores e cachoeiras.
Apesar do banho não ser permitido, porque as cachoeiras contemplativas, todo o cenário atrai muita gente. E além da cascata que nomeia o local, há trilhas em meio à natureza, em especial a Trilha da Cascata, que reabriu em 2023 e promete atrair mais pessoas que curtem turismo ecológico.
Já se imaginou em um restaurante que traz um pedacinho da Itália diretamente para o Brasil? Na Cantina Tia Lina, essa experiência é uma realidade.
De entradas a sobremesas, a Cantina tem um cardápio repleto de pratos produzidos com ingredientes frescos, perfeitos para acompanhar boas conversas. Massas, risotos, proteínas, saladas e doces são opções deliciosas que você encontra no restaurante.
A Rota do Vinho é a principal atração de São Roque, e não dava para começar sem te explicar como funciona. São três caminhos: A Estrada do Vinho, A Estrada dos Venâncios e a Rodovia Quintino de Lima. Os estabelecimentos ficam às margens. Por esta rota, são mais de 40 pontos voltados para o enoturismo, que é o turismo de apreciação de vinhos, e na gastronomia que o complementa.
As fazendas estão no roteiro, porque a ideia é que os turistas que vão para São Roque entendam sobre o cultivo e manejo dos vinhos e do suco de uva. Então o passeio envolve armazéns, lojas, empórios, restaurantes e até algumas atividades de lazer.
Vinícola Canguera: Os vinhos são ótimos, com preços bons! A degustação é bem generosa. O museu particular é bem bacana.
Vinícola Goés: É uma das mais visitadas e, por isso, o tour guiado costuma ser cheio. Deve ser por isso que dizem que a comida do restaurante demora um pouco a chegar.
Espaço Giullians: Degustação de chocolates que vão bem com vinho e com licores.
Vinícola Ferreira e Passero: Funciona em um casarão antigo. A degustação é ótima, assim como o menu. Tem uma capela que fica no alto do morro.
Vinícola Casa da Árvore: diferencial fica por conta da influência eslovena. Dá para aproveitar um cardápio de respeito, o wine bar que fica sob um pergolado florido e o passeio ao terroir, que inclui visitação desde o parreiral até a fábrica.
Vinícola Bella Aurora: É pequena e bem charmosa e o atendimento também é muito bom. Aprecie a vista do deck.
Terra do Vinho: Tem um moscatel rosé muito bom. Ótimo ambiente e bom custo-benefício.
Vinícola XV de Novembro: Tem décadas de tradição. Oferece os rótulos próprios das linhas XV de Novembro e Quinta Moraes. É super bonito e ideal para um final de tarde gostoso.
Estilla Destilaria e Cervejaria: Os destilados e cervejas também são o forte de São Roque. Uma opção sofisticada, ideal para quem quer beber comendo uns petiscos.