Os três mortos durante a chuva que atingiu Bauru no fim da tarde da sexta-feira (11) são uma mãe, seu filho e um terceiro homem não identificado — que a polícia acredita ser um morador em situação de rua. Um cachorro também morreu ao ser atingido pelo muro que caiu no Parque Paulista, região do Jardim Redentor.
De acordo com o Boletim de Ocorrência (BO), a mãe é Joice Nascimento Dos Santos, 33 anos. A criança é Luiz Otávio dos Santos Gonçalves, 6 anos.
A terceira vítima, porém, não tem identificação. A Polícia Militar informou no documento que a pessoa tem aproximadamente 50 anos e pode ser um morador em situação de rua, “pois o mesmo trazia consigo uma sacola”.
Ainda segundo o BO, a irmã e tia das vítimas identificadas esteve no plantão policial e informou que sua irmã e sobrinho são mesmo as vítimas fatais do ocorrido. Ela também disse que não conhece a terceira vítima. A familiar foi orientada a comparecer junto ao IML para liberação dos corpos.
Em um vídeo de câmera de monitoramento a que o JCNET teve acesso, é possível observar que os três caminhavam pela calçada com o cão, tentando proteger-se da chuva intensa. A mulher carregava um guarda-chuva e estava de mãos dadas com a criança.
Enquanto passavam ao lado muro, possivelmente por perceberem que ele estava prestes a ceder, as vítimas param de andar, vão até o meio-fio e param novamente para aguardar o deslocamento de uma caminhonete pela rua. Ao mesmo tempo em que o veículo passa, os três tentam correr pela calçada e o muro desmorona. A mulher, o homem, a criança e o cachorro morreram no local.
Em nota, a Prefeitura de Bauru se solidarizou com familiares e amigos das vítimas e informou que acompanha a ocorrência, dando todo o suporte necessário, com a presença de equipes da Secretaria de Assistência Social.
Depois de um longo período de estiagem, a chuva intensa registrada entre o fim da tarde e início da noite desta sexta-feira foi acompanhada de ventos que chegaram a 52 quilômetros por hora. Uma árvore de grande porte caiu sobre a rua na quadra 9 da rua Antônio Alves, no Centro, interrompendo o tráfego de veículos.
Segundo a Defesa Civil, também houve queda de árvores no Higienópolis e Núcleo Octávio Rasi. A avenida Nações Unidas registrou pontos de alagamento desde a altura do viaduto da avenida Duque de Caxias até o Rio Bauru, em uma extensão de dois quilômetros.
Da mesma forma, a quadra 1 da avenida Alfredo Maia, outro ponto crítico quando há volume grande de chuva, também inundou, bloqueando o trânsito de veículos no Viaduto Mauá, que faz a ligação entre a Vila Falcão e a região central. Segundo o Centro de Meteorologia de Bauru (IPMet), do início da chuva até as 20h, a precipitação acumulada era 24,6 milímetros, o correspondente a 21% da média esperada para outubro inteiro na cidade.