Na segunda quinzena de 1717, os pescadores Domingos Garcia, João Alves e Felipe Pedroso, homens piedosos, jogaram a rede e ao puxá-la no lugar de peixes surgiu a imagem de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Somente em 1737 a imagem foi colocada num oratório e logo foi cultuada pelos moradores da redondeza.
Os pescadores começaram a rezar todos os dias e agradecer as pescas sempre abundantes. Romeiros de localidades mais distantes foram chegando até que, em 1745, conseguiram finalizar a construção de uma grande igreja. Em 1930, o Papa Pio XI proclamou a Virgem Aparecida como padroeira principal do Brasil. Muitos milagres são atribuídos à Santa ultrapassando as fronteiras regionais com a fé e a crença dos devotos, conquistando uma legião de fiéis pelo Brasil.
Muitos milagres foram testemunhados pelos devotos; a pesca milagrosa ocorrida logo após o aparecimento da imagem da Santa no rio, quando os pescadores nada pescaram e ao jogar suas redes conseguiram enchê-las de peixes. Emocionante o milagre relatado como "a menina cega": segundo consta, a criança que havia nascido com total deficiência visual e não conseguia enxergar e conhecendo as histórias dos milagres que estavam ocorrendo, e se encantou.
Sua família então, que morava bem longe de Aparecida, reuniu esforços e conseguiu chegar até o Vale do Paraíba. Enquanto subiam as escadarias do Santuário, a filhinha exclamou: "mamãe, como é linda esta Igreja!", surpreendendo a todos, pois teria voltado a tudo enxergar. Entre outros tantos milagres atribuídos à Santa podemos citar o "milagre das velas", o salvamento da criança caída no curvilíneo Rio Paraíba. Também a do cavaleiro que debochava da fé dos fiéis e queria entrar na Igreja com seu cavalo, mas não conseguiu, pois as patas do animal ficaram imóveis, presas ao chão no primeiro degrau da Igreja.
Emocionante o milagre atribuído à Santa é do "escravo Zacarias". No tempo da escravidão, Zacarias, que vivia acorrentado, teria conseguido fugir da fazenda onde era violentado e seguiu seu caminho arrastando as correntes no chão buscando pela próprias liberdade.
Na fuga, Zacarias teria passado pela Igreja Aparecida, se ajoelhando e com Fé rezava aos pés da Santa. Enquanto fazia suas orações, as correntes que prendiam seus pés e mãos teriam se soltado repentinamente, libertando-o.
Em 1980 o Papa João Paulo Segundo inaugurou a linda Basílica atual, o Santuário de Aparecida.
Nota: Este artigo foi carinhosamente escrito pelo querido Edemur Moralles, enviado e publicado no Jornal da Cidade em 10 de outubro de 2015. Em Bauru, nossa cidade, o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, como sempre, espera receber cerca de 20 mil fiéis para orações e festejos no dia 12 de outubro.
Aproveito aqui a oportunidade para agradecer ao querido Padre Joaquim dos Santos Filho, do Santuário da Aparecida, em Bauru, pelo grande carinho e dedicação aos fiéis ao celebrar as missas às quartas-feiras, às 15h.