01 de janeiro de 2025
QUEIMADAS

Incêndio em mata na zona Oeste de Franca leva fumaça para escola

Por Bruna Góis | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução/WhatsApp
Região de mata às margens da Rua Pedro Silveira

Um incêndio na área de preservação ambiental às margens da Rua Pedro Silveira foi registrado na manhã desta quarta-feira, 9, por moradores do bairro Jardim das Palmeiras. Segundo uma moradora, o incêndio começou por volta das 8h e durou até as 13h, quando uma viatura do Corpo de Bombeiros chegou para atender ao chamado.

O entorno é predominantemente composto por mata e árvores isoladas e fica em frente à Escola Municipal Profª Etelgina de Fátima Viveiros. Segundo pais e responsáveis que passam frequentemente pelo local, folhas secas acumuladas na mata em frente à escola geraram os entulhos que pegaram fogo.

Uma mãe afirmou ainda que já fez diversas denúncias sobre o problema, que acontece frequentemente, segundo ela. "A Coleta [empresa responsável pela limpeza] joga as folhas secas todas na mata em frente à escola, e depois alguém aproveita para colocar fogo no local”. Além dessa situação, outros responsáveis afirmam que a fumaça atinge a escola e que as aulas prosseguem normalmente.

A vegetação e o solo seco, sem umidade, tornam-se propícios para incêndios com as altas temperaturas que atingem a região. Por esse motivo, o Corpo de Bombeiros se divide entre os incêndios, acidentes e demais ocorrências em Franca e outras cidades.

Outro lado

A reportagem do GCN/Sampi entrou em contato com a empresa Coleta e com a prefeitura de Franca às 14h20 e não obteve resposta. Assim que houver manifestação, o posicionamento será publicado.