08 de outubro de 2024
ELEIÇÃO 2024

Reeleita, Suéllen quer terminar obras nos dois primeiros anos

Por Tisa Moraes | da Redação
| Tempo de leitura: 3 min
Guilherme Matos
Suéllen Rosim foi reeleita com 94.314 votos neste domingo (6)

Reeleita com 94.314 votos no primeiro turno, o correspondente a 53,73% do total, excetuando brancos e nulos, a prefeita Suéllen Rosim (PSD) antecipou, em entrevista concedida à repórter Lorena Fagundes, do programa Café com Política, parceria entre a 96FM e o JC/JCNET, que pretende fazer dos próximos dois anos um período de consolidação de ações iniciadas em sua primeira gestão. Ela também garantiu que não concorrerá às eleições de 2026 como candidata a deputada e irá cumprir os quatro anos de seu segundo mandato.

A chefe do Executivo afirmou que trabalhará para sanar problemas crônicos de Bauru que não foram superados, como o desabastecimento de água. Apontando a estiagem prolongada como o principal motivo das torneiras secas em parte da cidade, ela afirmou que o desassoreamento do Rio Batalha será intensificado com a chegada do período chuvoso e, até o primeiro semestre de 2025, a perfuração de quatro novos poços e construção de três reservatórios serão licitados.

Também listou, entre suas prioridades, investimentos em infraestrutura básica, a retomada das obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) a partir de edital a ser publicado ainda em 2024, a viabilização da construção de 400 casas do programa Minha Casa Minha Vida no Jardim Europa e a conclusão da revisão do Plano Diretor e da Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo.

Suéllen disse ainda que, em 2026, pretende entregar o Hospital Municipal, cuja elaboração de projetos básico e executivo e a construção estão em fase de contratação. "A tendência é de que, em 2025, a população já possa enxergar a materialização destas execuções e, em 2026, a concretização. A expectativa é de que os próximos dois anos sejam, sem dúvidas, de muitas obras e muito trabalho", completa.

Embora tenha destacado ser cedo para definir eventuais mudanças administrativas a partir de 2025, a prefeita adiantou que irá ouvir sugestões de membros dos partidos apoiadores de sua reeleição e que algumas secretarias, como a de comunicação, passarão por "ajustes necessários".

Primeiro turno

Mesmo diante do expressivo resultado, que não deu chances aos adversários para estender a disputa ao segundo turno, Suéllen afirmou não ter planos para se candidatar em 2026 a uma vaga para deputada estadual ou federal. "Meu compromisso com Bauru é ficar à frente da prefeitura por oito anos. Nunca foi sobre assumir um cargo, ter posições, sempre foi uma missão e entendo que a proposta de vir para a reeleição era realmente deixar um legado da nossa gestão", frisou.

Ela acrescentou que, em 2026, além de seguir à frente da prefeitura, seu papel será apoiar candidatos de Bauru à Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados, a fim de que a cidade tenha bons representantes em Brasília. "Quando fui para a reeleição e disse que precisava de mais tempo, é porque a gente sabe que esse tempo será necessário diante da complexidade dos problemas que precisamos terminar de resolver. Depois que eu encerrar esse ciclo, descanso dois anos e penso, eventualmente, em um cargo futuro", projeta.

Suéllen agradeceu os eleitores de Bauru pelos votos recebidos e destacou que a confiança da maior parcela dos votantes em sua candidatura demonstra que sua gestão está "no caminho certo". "Estou muito feliz, honrada, mas, sem dúvida, o peso da responsabilidade de um novo mandato é ainda maior. O segundo turno, normalmente, é regra em uma cidade como a nossa, de 400 mil habitantes, e ver os bauruenses reconhecendo nosso trabalho (em primeiro turno) nos diz que estamos na direção certa para continuarmos construindo uma cidade abençoada", declarou.