06 de outubro de 2024
CULTURA

Cia. Mungunzá de Teatro apresenta anonimATO


| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação
Artistas prestam reverência ao teatro. Espetáculo de rua tem direção de Rogério Tarifa e reúne 15 artistas em grandes instalações (foto ampliada no final)

Oito personagens, figuras anônimas de uma cidade grande, são convocados de várias maneiras para um ato e se encontram na caminhada. anonimATO, o primeiro trabalho concebido para a rua da Cia. Mungunzá de Teatro, conta com grandes instalações, bonecos, perna de pau, figurino inflável, música e movimentação. Uma mescla de linguagens, o espetáculo será apresentado neste sábado (5), às 19h, no Vitória Régia, em Bauru.

A sessão integra o projeto de Circulação, fomentada pelo Proac. anonimATO é uma ode ao teatro e acontece em um cortejo de 100 metros em linha reta. O espetáculo também é o primeiro musical do grupo paulistano, já que quase todos os textos foram musicados, além de contar com uma banda em cena. A apresentação conta com direção musical e trilha sonora original de Carlos Zimbher.

A junção de palavra e canto, uma das marcas da direção de Rogério Tarifa, teve o trabalho de Lucia Gayotto e Natália Nery na direção vocal interpretativa e composição musical do coro. Idealizado inicialmente para debater o anonimato, a montagem foi se transformando ao longo dos ensaios até chegar com foco no ato e nas manifestações. Trata-se de uma homenagem ao fazer teatral. Os oito personagens - a mãe, a mulher-árvore, a vendedora de sonhos, o homem-placa, o pipoqueiro, o trabalhador, o homem que é "todo mundo" e a mulher que é "ninguém" - representam a multidão presente no ato e vão se transformando durante a caminhada.