06 de outubro de 2024
ELEIÇÕES 2024

Eleição em Araçatuba conta com 1,9 mil voluntários

da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
TSE
Colaboradores vão ajudar a Justiça neste domingo

Araçatuba terá 1.979 pessoas atuando voluntariamente nas eleições deste domingo, sendo que a maioria, 75%, é composta por mulheres. A faixa etária predominante entre os voluntários está entre 40 e 44 anos, com 372 pessoas. Não houve inscrições de colaboradores com menos de 20 anos, mas seis pessoas acima de 70 participarão dos trabalhos eleitorais. Além disso, seis pessoas com deficiência estarão colaborando.

A pessoa convocada que não puder comparecer no dia da eleição por motivo de saúde deverá apresentar atestado médico no cartório eleitoral em até 30 dias após o pleito. O juiz eleitoral analisará o documento e decidirá pela dispensa ou não. O atestado pode ser obtido em qualquer unidade de saúde, facilitando o processo de justificativa para quem precisar se ausentar.

A legislação prevê multa de R$ 17,56 para quem faltar ao serviço eleitoral sem justificativa, valor que pode ser aumentado em até dez vezes, dependendo da situação econômica. Por isso, é importante que aqueles que não puderem comparecer apresentem a documentação adequada no prazo estipulado.

Quem contribui com o pleito ganha dois dias de folga para cada dia trabalhado e outros dois por dia de treinamento oficial concluído. A Justiça Eleitoral também fornece auxílio-alimentação de R$ 60 para o dia da votação e certificado dos serviços prestados.  

Em todo o Estado, cerca de 410 mil mesárias e mesários estarão a postos amanhã para organizarem a votação nas seções eleitorais. Outras 50 mil pessoas que exercem a função de apoio logístico também vão ajudar nos trabalhos da Justiça Eleitoral. Eles transitam pelos locais de votação para dar suporte às seções e orientar o eleitorado.