A casa do diretor da Secretaria Municipal de Obras, Etelvino Zacarias Martins, o Teo, foi destruída em um grande incêndio registrado no Vale do Igapó, em Bauru, nesta quarta-feira (2). Ele e sua família perderam todos os pertences na ocorrência.
Conforme o JC divulgou, uma extensa área de mata daquela região da cidade, alvo histórico de queimadas, já havia sido consumida pelo fogo entre o final da tarde e a noite de terça-feira (1). Embora as equipes do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e Secretaria Municipal de Meio Ambiente tenham agido para combater as chamas, novos focos de incêndio surgiram nesta quarta, causando danos a algumas moradias, entre elas a do diretor de Obras, servidor de carreira da Prefeitura Municipal.
Quando o fogo destruiu o imóvel, ele estava no trabalho e foi avisado por vizinhos. Em entrevista à TV Tem, Teo relatou que o incêndio, provocado por ação humana, atingiu inicialmente os fundos da residência, cuja estrutura é composta, em sua maioria, por madeira.
Destacou ainda que os ventos colaboraram para o avanço das chamas em direção ao restante da casa. "Neste momento, eu não tenho nem roupa para pôr. Eu, que sempre ajudei todo mundo nestes momentos, agora estou sentindo na pele", declarou, bastante abalado, à emissora. Amigos estão mobilizados na divulgação do PIX do diretor de Obras para ajudar sua família de forma emergencial. A chave é o CPF dele: 145.783.378-63.
Ainda na noite de terça, a prefeita Suéllen Rosim (PSD) gravou vídeo veiculado no Instagram, no qual destaca que muitos dos incêndios registrados na cidade foram provocados de forma criminosa e que cerca de 100 multas foram aplicadas. Em nota, a assessoria de comunicação da prefeitura informou que, até esta quarta-feira, foram vistoriadas 95 áreas, com autuações que estão sendo enviadas aos proprietários das áreas atingidas.
Ao todo, as multas somam cerca de R$ 950 mil, valor que será destinado ao Fundo Municipal do Meio Ambiente para melhorias ambientais no município.