29 de setembro de 2024
SAÚDE & BELEZA

Brasil fica em 22º no ranking do prazer


| Tempo de leitura: 2 min
Pesquisa aponta que 60% dos brasileiros dizem estar satisfeitos com vida sexual. Fortalecer o vínculo é um dos segredos

Seis em cada dez brasileiros (60%) afirmam estar satisfeitos com a vida sexual e amorosa. Pelo menos é o que aponta uma pesquisa recente da Love Life Satisfaction, do Instituto Ipsos.

Ainda de acordo com o levantamento, o Brasil ocupa a 22ª posição do ranking mundial neste quesito. O país fica três pontos abaixo da média global, que é de 63%.

Aromaterapia

Mas o que as pessoas podem estar fazendo para ajudar a melhorar o nível de satisfação com a vida sexual? Segundo especialistas, a resposta pode estar na aromaterapia.

"O uso correto pode potencialmente criar um ambiente sensorial agradável e relaxante, o que pode melhorar a experiência sexual", explica Talita Pavarini, especialista em aromaterapia e práticas integrativas. Segundo Talita, esses óleos podem ser grandes aliados contra a baixa libido, tanto masculina quanto feminina. E indica quais são os melhores para a hora do sexo.

"Aromas como ylang-ylang e rosa são frequentemente associados a propriedades afrodisíacas. E ainda pode-se associar a automassagem e massagem com óleos essenciais. Dessa forma, os resultados são potencializados", diz.

A aromaterapia também pode ajudar na redução da ansiedade, a melhorar o humor e influenciar a libido.

Comunicação entre o casal e criatividade

Outra questão importante para ajudar o casal a ser feliz com sua vida sexual é a criação de uma conexão entre os dois. A comunicação é fundamental, porque revela os desejos, limites e expectativas.

“Comuniquem-se, usem o dia como uma oportunidade para ter uma conversa aberta e honesta sobre desejos e expectativas. Erotizem o desejo um pelo outro, ou seja, atividades que fortaleçam o vínculo emocional”, aconselha a sexóloga Fernanda Purificação.

A especialista diz ainda que a adição de algo novo na rotina também pode ser a chave. “Explorar a criatividade, erotizar a relação, estar aberto a experimentar novas coisas pode manter a relação sexual interessante e muito mais prazerosa, lembrando novamente, consentindo sempre”, afirma.