28 de setembro de 2024
EM BAURU

Programação diversificada no 15º Encontro Histórico Ferroviário


| Tempo de leitura: 2 min
Samantha Ciuffa/JC Imagens
Entre as atividades no Museu está a visita à Maria Fumaça

A Prefeitura de Bauru, por meio da Secretaria de Cultura, realiza nesta sexta-feira (27) e sábado (28) a 15ª edição do Encontro Histórico Ferroviário, evento que celebra e preserva a herança ferroviária da cidade. O encontro conta com uma programação diversificada que inclui música, palestras, oficinas e caminhadas históricas.

O evento, que integra o calendário oficial do município, terá início na noite desta sexta-feira, com uma cerimônia de abertura, às 19h, seguida pela apresentação musical 'Por aí', com a artista local Tatiana Calmon, às 19h30. Ex-funcionária do Sindicato dos Ferroviários, Calmon traz em seu repertório sambas autorais que refletem o cotidiano e a cultura ferroviária da região.

No sábado, as atividades começam às 9h, com a oficina 'Os Trilhos do Olhar', ministrada pelo artista e professor Jozz. Os participantes terão a oportunidade de aprender técnicas de desenho de observação, tendo como inspiração o rico patrimônio cultural ferroviário de Bauru.

Dando sequência, no sábado, às 14h, o historiador e professor Fábio Paride Pallotta guiará uma caminhada pela 'Cidade das Ferrovias', explorando pontos históricos e compartilhando histórias sobre o desenvolvimento ferroviário de Bauru. Em seguida, às 15h30, Pallotta se juntará ao professor Edson Fernandes para uma roda de conversa sobre 'A Ferrovia e os Povos Originários em Bauru', abordando as relações entre o desenvolvimento ferroviário e as comunidades indígenas da região.

O encerramento será no sábado, às 17h, com uma palestra da arquiteta e urbanista Tathyane Sangalli sobre 'A Importância do Patrimônio Industrial Ferroviário', na qual compartilhará relatos de projetos de restauro, destacando a relevância da preservação desse patrimônio histórico.

O Encontro Histórico Ferroviário terá ainda visitas à composição da Maria Fumaça 278, no sábado, às 10h, 11h, 13h e 16h. Serão 15 vagas por turma, e a participação nesta atividade será por ordem de chegada. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público, e vão acontecer na Praça Kaingang, junto ao Museu Ferroviário Regional de Bauru.

Serviço

Praça Kaingang, no Museu Ferroviário Regional de Bauru fico na rua Nóbile de Piero, esquina com a Rua Primeiro de Agosto, Centro. Entrada gratuita.

Agende

Sexta-feira (27)

19h - Cerimônia de abertura

19h30 - Apresentação musical 'Por aí', com Tatiana Calmon

Sábado (28)

9h - Oficina 'Os Trilhos do Olhar', com o artista e professor Jozz

14h - Caminhada 'Cidade das Ferrovias', com o historiador Fábio Paride Pallotta

15h30 - Roda de Conversa 'A Ferrovia e os Povos Originários em Bauru', com os professores Edson Fernandes e Fábio Paride Pallotta

17h - Palestra 'A Importância do Patrimônio Industrial Ferroviário', com a arquiteta Tathyane Sangalli