27 de setembro de 2024
MAIS DE 3 MIL CASOS

Birigui registra primeira morte por dengue em 2024

Por Wesley Pedrosa | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução
Município já contabiliza 3.133 casos confirmados da doença neste ano

A Secretaria Estadual de Saúde confirmou a primeira morte por dengue em Birigui neste ano. A vítima é um homem de 65 anos que apresentou os primeiros sintomas em 12 de setembro e morreu três dias depois, em 15 de setembro. O município já contabiliza 3.133 casos confirmados da doença, com outros 150 ainda em investigação.

Na região Noroeste Paulista, os números de dengue são alarmantes: mais de 30 mil casos confirmados e 11 mortes. As cidades com óbitos incluem Araçatuba (2), Lourdes, Barbosa, Penápolis, Buritama, Guararapes, Potirendaba, José Bonifácio, Jales e Birigui, cada uma com um registro.

A dengue é uma doença viral transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti, que é urbana e diurna. Os principais sintomas são:


A dengue pode ser grave, dependendo de vários fatores, como o vírus envolvido, infecções anteriores e doenças crônicas.

A transmissão ocorre enquanto o vírus está presente no sangue do paciente, o que pode durar de 3 a 15 dias, mas em média são de 5 a 6 dias.

Para evitar a dengue, é importante combater os focos de acúmulo de água, pois os ovos do mosquito podem sobreviver por um ano no ambiente.

Se o paciente apresentar febre alta e pelo menos dois dos sintomas acima, deve procurar imediatamente um serviço de saúde. O tratamento é gratuito e integral no Sistema Único de Saúde (SUS).