22 de dezembro de 2024
SAÚDE E BELEZA

Olheiras: conheça os tipos e quais os tratamentos

Por Daniela Hueb |
| Tempo de leitura: 3 min

É muito comum eu encontrar pessoas no consultório que dizem estar cuidando das olheiras usando algum tipo de creme, e claramente insatisfeitas com o resultado. Isso acontece porque existem tipos diferentes de olheiras, e algumas delas não vão amenizar com creme.

Se você já teve olheiras, mesmo que vindas de uma noite de insônia, sabe que elas deixam seu rosto cansado, e não há maquiagem que dê conta, certo?

Então, vamos conhecer os principais tipos de olheiras, cuidados e tratamentos!

Olheiras vasculares

Essas olheiras são causadas por problemas de circulação sanguínea na região dos olhos. Elas tendem a ter uma coloração arroxeada ou azulada, e podem se intensificar quando a pessoa está cansada, estressada ou tem problemas como rinite. As olheiras vasculares são mais visíveis em pessoas de pele clara e fina.

Como tratá-las

No dia a dia, compressas frias podem ajudar a melhorar a circulação e reduzir o inchaço. Seu dermatologista também pode indicar alguns cremes com cafeína e, para um tratamento mais no longo prazo, procedimentos como luz pulsada podem ser eficazes.

A luz pulsada nas olheiras emite pulsos de luz que são absorvidos por pigmentos escuros e manchas, eliminando excessos que contribuem para a formação das olheiras. Em duas sessões você já começa a ver resultado, mas podem ser necessárias mais de quatro sessões, a depender do caso.

Olheiras pigmentares

Essas olheiras resultam do acúmulo de melanina na pele ao redor dos olhos, conferindo uma coloração acastanhada. São mais comuns em pessoas com peles mais escuras, já que elas têm maior propensão à hiperpigmentação.

Como tratá-las

Cremes clareadores com ingredientes como ácido kójico e vitamina C podem ajudar no dia a dia. No consultório dermatológico, a dica é tratamentos como peeling químico e lasers, uma vez que eles permitem renovar a pele excessivamente pigmentada da região.

Olheiras estruturais

Esse tipo de olheira é causado pela anatomia do rosto, em que o formato da estrutura óssea cria uma sombra na área abaixo dos olhos, gerando a aparência de olheiras. Isso pode acontecer devido à perda de volume com o envelhecimento ou por características genéticas, assim, acaba sendo uma das mais comuns com o passar dos anos.

Como tratá-las

Para este tipo de olheira, cremes não vão fazer muito efeito. Minha sugestão é que você converse com seu médico sobre preenchimento com ácido hialurônico, que é uma solução popular para melhorar a aparência, restaurando o volume da região.

O ácido hialurônico injetável é um tratamento que tende a durar até 2 anos, dependendo de cada pessoa e traz resultados bem interessantes.

Olheiras mistas

Esse é o tipo comum também e resulta de uma combinação dos fatores descritos acima. As olheiras mistas podem ter componentes pigmentares, vasculares e estruturais, o que torna o tratamento mais complexo, e aí a ajuda de seu dermatologista é essencial.

Como tratá-las

Como há múltiplas causas, o tratamento geralmente envolve uma abordagem combinada, que pode incluir cremes clareadores, laser, luz pulsada e preenchimento.

Quais os cuidados para não agravar as olheiras no dia a dia?

Como são diferentes tipos, os cuidados variam muito, mas podemos falar de:

Noites mal dormidas e cansaço, que dilatam os vasos sanguíneos e alteram o fluxo sanguíneo.

Excesso de sol sem proteção, que afeta sobretudo as olheiras pigmentares.

Tabagismo, tensão pré-menstrual, estresse, excesso de bebidas alcoólicas também acabam alterando a circulação sanguínea, impactando as olheiras.

Não tirar a maquiagem antes de dormir é outro agravante, pois a pele não respira bem.

A perda de colágeno com o passar dos anos.

Se suas olheiras são um problema para você, não deixe que isso te incomode mais e busque ajuda médica.