06 de janeiro de 2025
COLUNISTA

Cuidados com os pets no calor 

Por Mariana Fraga Zwicker  |
| Tempo de leitura: 3 min
Presidente do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal (COMUPDA) e da Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB Bauru (CPDA OAB Bauru)

A Coluna Animal dessa semana traz um assunto do momento que são os cuidados que os tutores devem ter com seus pets nesses dias com temperaturas elevadas. Dicas e cuidados que devem ser colocados em prática para garantir o bem-estar dos cães e gatos.

A Médica Veterinária Gisele Baracat Vianna, da clínica Cats & Pets, de Bauru, orienta que além dos cuidados básicos diários como lavar todos os potes de água e ração e fornecer ração de qualidade, o tutor deve aumentar a quantidade de potes de água oferecidos aos pets em locais distintos da casa e também trocar a água com mais frequência.  Deve-se colocar um pote a mais do que a quantidade de pets, por exemplo, se você tiver 5 pets, deve colocar 6 potes de água. Ao longo do dia, é importante que o tutor observe se o sol está batendo nos potes de água e ração ou perto de algum vidro ou janela que reflita a luz solar e esquentando as mesmas, e deixando-as menos atrativas, em especial para os gatos, que animais são sistemáticos.

A Médica Veterinária lembra que também é importante cuidar do ambiente onde os pets ficam. O tutor deve observar se o local está arejado, se tem circulação de ar, e as caminhas não devem ficar em contato direto com o chão. A profissional passou uma receita de petisco que pode ser oferecida nesses dias de altas temperaturas feitas em casa mesmo para gatos: pegue sachê de sua preferência, adicione uma xícara de chá (200 ml) de água, bata no liquidificador, despeje o conteúdo em formas de gelo ou pequenos recipientes e leve ao congelador. Após congelado, ofereça ao seu gato inteiro ou em pedaços.

Para os cães de focinho curto, os braquicefalicos como buldogues, pugs, shih tzu entre outros, como a troca de ar é menor, a dica é baixar a temperatura do ambiente com circuladores de ar e sempre ter por perto uma toalha úmida no ambiente para que esta, sirva de umidificador do ar (E isto serve para nós também!). Outra dica é fazer uso de tapetes refrescantes daqueles que vão ao refrigerador ou bolsa de gel congelada, (uso sob supervisão para que não ocorram acidentes!) Antes de usar uma dessas dicas, certifique-se que seu cão não irá rasgar e ingerir o tapete ou a bolsa de gel.

Para os cães de pelos longos a dica é evitar a tosa muito baixa ou raspar os pelos, pois a luz solar diretamente sobre a pele pode causar lesões e doenças. Os pelos sãos essenciais para regular a temperatura corpórea do cão e não devem ser raspados. Para as cachorras prenhes ou que estão amamentando a dica é oferecer água de côco em pequenas quantidades e em dias alternados. E de modo geral, para todos os cães, pode ser oferecido maçã e peras (sem sementes), banana, melancia e manga em pequenas quantidades.

Os animais também sofrem tanto quanto nós nos dias de temperaturas elevadas e podem inclusive virem a óbito. Lembre-se: consulte sempre o médico veterinário de sua confiança tanto para consultas frequentes quanto para tirar qualquer dúvida sobre o comportamento e saúde de seu pet. Somente ele poderá consultar e diagnosticar seu animalzinho.