27 de setembro de 2024
ELEIÇÕES 2024

Revitalização do Centro passa pela moradia; confira as propostas

Por André Fleury Moraes | da Redação
| Tempo de leitura: 3 min
Reprodução/TSE
Antonio Izzo Filho, Chiara, Dr. Raul, Gazzetta, Paulo Lago, Prof. Xaides, Professor Chagas e Suéllen

Revitalizar o Centro de Bauru passa necessariamente pelo incentivo à moradia nesta região. E não há necessidade de grandes edifícios com grandes garagens. É possível seguir o caminho pelo qual trilharam grandes metrópoles, como Londres e a maior parte das capitais europeias, que envolvem construções de moradias de pequeno espaços e restauração de prédios já existentes, hotéis da região e prédios públicos desocupados.

A avaliação é do Sindicato do Comércio de Bauru e Região e consta de um plano encabeçado pelo presidente da entidade, Walace Sampaio, que costura projeto nesse sentido junto ao Poder Público, construtoras e incorporadoras imobiliárias.

"São duas ideias complementares, e não excludentes. A primeira é que não há solução para o Centro enquanto não houver incentivo à moradia ali. Sem isso você mata a vida na região central, principalmente à noite, já que se há gente morando haverá outras opções, como bares, lanchonetes ou restaurantes", disse Walace ao JC nesta sexta-feira (20).

Isso inclui, segundo o presidente, transferir a prefeitura ao prédio da Estação Ferroviária. "É um imóvel voltado a atividades burocráticas e serviria bem ao Paço Municipal", diz. Ao lado da estação, de acordo com o projeto, há possibilidade de se criar quiosques para o comércio.

A segunda iniciativa, diz Walace, envolve transferir o prédio da Câmara ao Palácio das Cerejeiras. "Com pequeno custo de investimento, você adequa o imóvel às necessidades do Legislativo, que hoje está num imóvel muito pequeno", conta. Por último, na avaliação do Sincomércio, a atual Câmara é um bom imóvel para utilizar como museu histórico.

Mas o que propõem, afinal, os candidatos à prefeitura neste ano eleitoral? O JC compilou cada proposta a partir do plano de governo de cada um - expostas a seguir, em ordem alfabética segundo o nome da urna.

ANTONIO IZZO FILHO

Izzo Filho propõe revitalizar a avenida Rodrigues Alves e reformar o prédio da Estação para transformá-lo na nova sede da prefeitura. Ele também planeja criar uma creche para atender comerciários e revitalizar o Centro de Bauru, aumentando a segurança e valorizando a história da cidade.

CHIARA

Chiara foca no investimento em infraestrutura, saneamento, segurança e mobilidade na região central. Entre suas propostas estão estimular a vida noturna, atrair empreendimentos habitacionais e grandes redes de comércio para o Centro, além de regulamentar o comércio ambulante. Ela também quer revitalizar o prédio da Estação Ferroviária, respeitando seu valor histórico.

DR. RAUL

Dr. Raul sugere a criação de uma Creche Escola no Centro, beneficiando as mães comerciárias. Ele também quer restaurar a Estação Ferroviária, convertendo-a em um centro histórico, cultural e de eventos.

GAZZETTA

Gazzetta planeja recuperar o patrimônio histórico, cultural e arquitetônico do Centro, transformando-o em um polo de desenvolvimento. Ele propõe transformar a estação ferroviária em um centro dedicado à educação e à arte.

PAULO LAGO

Paulo Lago não apresentou propostas específicas para a revitalização do Centro da cidade.

PROF. XAIDES

Prof. Xaides defende a revitalização do Centro, com foco na habitação e na reutilização de edifícios históricos abandonados. Ele propõe incentivos para quem investe na área central, como a criação de rotas subsidiadas e a redução de contrapartidas. Além disso, sugere regulamentar o uso de imóveis abandonados como contrapartida aos proprietários de florestas urbanas.

PROFESSOR CHAGAS

O Professor Chagas pretende construir terminais de ônibus tanto nos bairros quanto no Centro, promovendo eficiência no transporte público. Ele propõe transferir a sede administrativa para o prédio da Estação Ferroviária e reforçar o papel do Centro como um pilar do comércio e da moradia popular.

SUÉLLEN ROSIM

Suéllen Rosim sugere revitalizar o Centro valorizando a história local e promovendo segurança. Seu objetivo é transformar a região em um espaço dinâmico, acessível e acolhedor tanto para consumidores quanto para comerciantes.