21 de dezembro de 2024
SÁBADO EM BAURU

‘De Olho nos Olhinhos’: campanha que alerta para o câncer ocular


| Tempo de leitura: 1 min
Em 2021, a patologia ganhou um sinal de alerta a nível nacional a partir do diagnóstico da filha dos jornalistas Tiago Leifert e Daiana Garbin

O retinoblastoma, tumor maligno intraocular que atinge crianças de 0 a 5 anos, é uma realidade crescente que representa de 200 a 300 novos casos por ano no Brasil. Ainda pouco conhecida, em 2021 a patologia ganhou um sinal de alerta a nível nacional a partir do diagnóstico da filha dos jornalistas Tiago Leifert e Daiana Garbin, que identificaram o câncer de Lua, de 11 meses, já em estágio avançado, quando tiraram uma fotografia da pequena usando flash na câmera.

Encabeçada pelo casal, a busca em disseminar a informação preventiva deu vida à campanha "De Olho nos Olhinhos", que evoluiu para ONG. A iniciativa não só promove a conscientização sobre a doença e a importância do diagnóstico precoce, mas também atua na prática, auxiliando famílias do Brasil inteiro a encontrar médicos, realizar exames e acessar centros de referência em caso de diagnóstico confirmado.

Em 2024, a campanha "De Olho nos Olhinhos" chega mais forte, com presença em todos os estados do Brasil e grandes apoiadores, como RD Saúde, Genesis Genomics, Johnson & Johnson e ALLOS, esta que ramificou a ação preventiva nos Shoppings da rede, chegando ao Boulevard Shopping, neste sábado (21).

Neste dia, das 12h às 20h, quem passar pelo piso L2 do centro de compras, próximo à Vivara, poderá obter informações diversas sobre a patologia, prevenção, diagnóstico, tratamento e encaminhamento. Tudo isso de forma gratuita, com o suporte de um médico oftalmologista e estudantes de medicina da Universidade de São Paulo (USP).

Oftalmologista e estudantes de medicina da USP estarão presentes.Para outras informações, acesse o site da campanha: www.deolhonosolhinhos.org.