15 de setembro de 2024
ESCASSEZ PIORA

Rodízio de água fica irregular e gera apelos dramáticos em Bauru

Por |
| Tempo de leitura: 3 min
Apelos dramáticos foram enviados hoje ao JC/JCNET

Na manhã deste sábado (14), os telefones e redes sociais do Jornal da Cidade e do JCNET receberam um número elevado de apelos e reclamações de moradores de regiões que fazem parte do rodízio de água em Bauru e que deveria estar sendo abastecidas anteontem, ontem e hoje, mas não foram.

Há relatos de falta de água nos dias de abastecimento desde o início da semana. Mensagens chegam com tom de desespero e informam que as reservas em caixas d'água se esgotaram há dias e os moradores não conseguem falar com o DAE. Contatado pela redação do JC/JCNET, o DAE acaba de enviar as seguintes informações à população: "Desde o início desta semana, a escassez hídrica do Rio Batalha tem se intensificado, impossibilitando a captação ininterrupta de água e afetando o abastecimento nas regiões em rodízio. A autarquia conta com a compreensão e colaboração dos consumidores para que economizem água, priorizando alimentação e higiene pessoal".

Em casos urgentes de falta de água, caminhões-pipa podem ser solicitados ao DAE através do 0800 77 10 195. O DAE informa que reforçou a equipe com a contratação emergencial de terceirizados para atender à grande quantidade de pedidos. "Atualmente, estamos com 6 veículos próprios (2 de 8 mil e 4 de 15) e 15 terceirizados (10 de 10 a 15 mil litros, e 5 de 45 mil litros), para abstecimento direto dos reservatórios e porta a porta da população", complementa a autarquia.

O DAE informa ainda que a Estação de Tratamento de Água (ETA) vem trabalhando com a vazão mínima de 200 litros por segundo neste sábado (14). "Por esse motivo, o Grupo 3 do rodízio (Vila Falcão, Alto Paraíso, parte da Vila Industrial e adjacências) está sendo abastecido gradualmente no decorrer do dia, com possibilidade de intermitência ou baixa pressão especialmente nas regiões mais altas dos bairros citados."

Relatos de moradores

"Pedimos socorro a este órgão, o DAE não atende ligações, hoje que seria o abastecimento no rodízio (Vila Pacífico), o DAE não liberou uma gota de água! Não temos a quem recorrer, por isso pedimos ajuda..."


"Meu nome é Cris, moro no Jardim Eldorado e gostaria de saber se vocês tem alguma posição do DAE em relação à falta de agua aqui na região. Eldorado, Andorfato, Nova Esperança e Edson Silva, vi pela Internet que o bomba queimou, porém, estamos sem água desde quarta à tarde..."

"Aqui na vila Souto/Falcão o último dia que tivemos água foi quarta-feira. Seguindo o rodízio, era para ter água hoje, porém da torneira não sai uma gota de água. A caixa de água já está vazia e permanecemos sem água para coisas básicas como dar descarga, escovar os dentes e até mesmo fazer comida..."

"Moro na Vila Universitária e estamos sem uma gota de abastecimento de água desde o início da semana. A caixa d'água está vazia, enfim, a situação é precária! Estou ciente da crise hídrica, porém, descobri pelo site do DAE que a região da minha residência não faz parte do grupo de rodízio dos Altos da Cidade, seria abastecida pelo poço do aeroporto. O qual, em tese, foi anunciado como alternativa de abastecimento para o bairro e adjacências. Já tentei falar inúmeras vezes no DAE sem sucesso, então recorro a vcs para receber algum tipo de informação, se a bomba do poço está quebrada, se está sendo desviada para outro lugar, enfim, o que está acontecendo..."