15 de setembro de 2024
BAURU

Ponto de hidratação no Recinto Mello Moraes é reativado

Por Isabela Holl | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Célia M. Figueiredo
Mangueiras de hidratação retornam para distribuir água aos moradores do bairro, que sofrem com o racionamento

O Recinto Mello Moraes voltou a disponibilizar água para a população, por meio de mangueiras, nesta sexta-feira (13), em Bauru. A iniciativa havia começado em maio, no início do rodízio, mas foi interrompida em junho. Segundo a administração municipal, a suspensão ocorreu porque o poço colapsou. No entanto, o local possui outro, cuja bomba foi consertada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sagra), na última terça-feira (10), para reativar o serviço.

O poço que rompeu é o maior do Recinto, com capacidade de 10 mil litros por hora, vazão suficiente para abastecer o local sem ajuda do caminhão-pipa do Departamento de Água e Esgoto (DAE). Mas em junho, a água começou a sair com a areia. O DAE tentou reativá-lo entre os dias 10 e 12 de julho, mas sem sucesso. A autarquia informou que, desde 2023, ele já apresentava sinais de rompimento.

Responsável pelo Recinto, a Sagra optou por consertar a bomba do poço menor, cuja vazão é de 7 mil litros por hora. Depois, com apoio do DAE, a pasta reativou as mangueiras de hidratação para a população. Ainda assim, o Recinto continuará sendo abastecido pelo caminhão-pipa do departamento, assim como restante do Jardim Ouro Verde. Ou seja, a água a ser fornecida tem duas fontes: subterrânea e a fornecida pelo DAE.

O titular da Sagra, Jorge Luiz Abranches, afirma que vai construir um novo posto de hidratação no Recinto, para maior comodidade da população na hora de encher seus galões. A previsão é que fique pronto no final de outubro. Ele também destacou que buscará consertar o poço maior mediante contratação emergencial.

O posto de hidratação fica na rua Juzo Hirata, entre as avenidas Comendador José da Silva Martha e José Henrique Ferraz, instalado no muro lateral do Recinto Mello Moraes.