14 de setembro de 2024
CULTURA

Coletânea ‘Resistência Poética’ será lançada nesta sexta-feira


| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Vagner Fernandes, idealizador, e Música com Isabel Marino

A coletânea "Resistência Poética' será lançada, nesta sexta (13), a partir das 19h30, nas dependências da Secretaria Municipal de Cultura, situada na avenida Nações Unidas 8-9. Assinado por 29 autores, trata-se do 14º livro coletivo do grupo Expressão Poética, que comemora 25 anos de sua fundação.

Com prefácio de dois grandes nomes da poesia local: Luiz Vitor Martinello e José Carlos Mendes Brandão, a obra tem nomes como de Ana Carla André, Janaina Silva e Amanda Helena Gimeno, que iniciaram há pouco tempo a trajetória literária e publicaram livros também com o impulso e segurança que o Expressão lhes proporcionou, informa o grupo.

Ele surgiu em 1999, por meio de Vagner Fernandes dos Santos, compositor, quadrinista, ilustrador e poeta, quando ministrava uma oficina literária no Sesc Bauru.

"Sonho que se sonha junto é realidade", assim cantou o Maluco Beleza. Há 25 anos o grupo literário Expressão Poética tem realizado Antologias, livros individuais, eventos e mais eventos. Ver em que isto tem resultado me emociona. Esta realidade tem transformado a vida de muitos. O Expressão possibilitou que poesias saíssem das gavetas, seu trabalho é usado em escolas e até ajudou a melhorar quadro de depressão! O que mais poderia eu esperar? Agradeço a todos os que, de forma direta ou indireta, colaboram com o grupo, nesse sonho que se sonha junto", comenta ele.

Também com saraus, visitas em escolas com palestras de incentivo à leitura e escrita, o grupo vem marcando sua trajetória, descobrindo novos talentos e norteando poetas para terem um lugar de destaque na área literária. Com comentários especiais do jornalista Ricardo Santana, um dos apoiadores no inicio do grupo, e de membros fundadores: Eduardo Viver, Reginaldo Furtado e Claudio Dangió, o livro marca um tempo de maturidade, sempre diversificado para assim continuar agregando talentos em diversas áreas, mas em especial na escrita poética.

Lançamento da coletânea contará com os mestres de cerimônia Regina Ramos e Reginaldo Furtado, que comandarão a noite festiva com as apresentações dos artistas Noah, declamando seus textos, a performance de Terezinha de Jesus Neves e a interpretação musical de Isabel Marino.

Estão previstos ainda apresentação de vídeos, quando depoimentos serão exibidos sobre a importância do grupo.