Alunos, docentes, servidores e profissionais já formados pela Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design (FAAC) da Unesp Bauru perderam, na noite desta terça-feira (10), a professora doutora Paula da Cruz Landim, aos 61 anos. Filha do reitor da universidade Paulo Milton Barbosa Landim, ela era titular do curso de graduação e pós-graduação em design, além de coordenadora da pós-graduação e da livre-docência em design de produto.
Segundo informaram ao JCNET, a docente estava hospitalizada há vários dias, sendo que o quadro de saúde piorou. A despedida acontece na sala 1 do Centro Velatório Terra Branca, na rua Gerson França, 5-55. Não haverá sepultamento porque a família optou pela cremação. Além dela e do pai, a mãe Carminda da Cruz Landim e a irmã Fernanda da Cruz Landim também foram pesquisadoras e docentes da Unesp. Já os filhos Julia Yuri de Landim y Goya e Pedro Ryô de Landim y Goya estudaram na universidade e dão aula em outras instituições.
O ‘DNA unespiano’ foi ressaltado em homenagem postada em redes sociais. “Paula era considerada “mãe acadêmica”, como gostava de dizer, de muitos e muitas, sempre generosa e acolhedora, dividia suas experiências e carinho com cada um. Muito orgulho da nossa Paula!! Descanse em paz!! Amigos do Design Unesp Bauru”, consta do texto.
Ele destacou não apenas a tristeza é imensa, mas também tudo aquilo que Paula proporcionou em mais de 30 anos de docência: orientações, produção científica, atuação nacional e internacional, levantamento sempre a bandeira do Design e da Unesp. “Conquistou um lugar de respeito junto às demais universidades brasileiras, seus textos, sua presença, seu conhecimento impactou cursos de graduação e pós graduação”, foi postado.
Paula da Cruz Landim também foi mestre em Geografia pela Unesp Rio Claro e realizou estágio de pós-doutorado na Universidade de Artes e Design de Helsinque, atual Aalto University, na Finlândia.
Entre as conquistas e orgulhos de sua carreira, ela destacava ter participado de um consórcio internacional com Universidades do Canadá, Inglaterra, Finlândia e a USP: ‘Inovação Social através de Arte e Design Participativos com Jovens nas Margens - Soluções para Engajar e Empoderar Jovens com Espelhamento Transatlântico’, com fomento aqui no Brasil da Fapesp”.
Ainda sobre os feitos da trajetória acadêmica, enfatizava o fato da sua tese de doutorado ter virado o livro “Desenho de Paisagem Urbana: as cidades do interior paulista'', publicado pela Editora Unesp. Enquanto a sua tese de livre-docência, “Design, Empresa, Sociedade”, foi lançada pelo selo Cultura Acadêmica.