07 de setembro de 2024
PÚBLICO E PRIVADO

Evento em Bauru discute pavimento urbano de concreto com setores

Por Isabela Holl | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Rua concretada em Piracicaba. Para setores público e privado, o evento “Experience Day PUC (Pavimento Urbano de Concreto)” será em Bauru

Dirigido aos setores público e privado, o evento "Experience Day PUC (Pavimento Urbano de Concreto)", que será realizado em Bauru, pretende destacar as vantagens do concreto para aplicação em ruas e avenidas. Entre os benefícios, por exemplo, a temperatura ambiente poderia ser reduzida em até 5ºC e a superfície das ruas em 17ºC, informa a Ribeiro Alpha, empresa concreteira instalada município e responsável pela iniciativa, que acontece no dia 19 deste mês, das 8h30 às 11h30, na Assenag, rua. Dr. Fuas de Mattos Sabino, 1-15.

A representante da empresa Paula Zanzeri reitera que o objetivo da "Experience Day PUC" é compartilhar informações sobre a eficácia da pavimentação urbana de concreto. "Assim como já foi feito em Campinas, Piracicaba e Taquarituba, a cidade de Bauru e região também poderiam se beneficiar", afirma.

O público-alvo do evento são responsáveis pelo setor público, empresários, engenheiros, arquitetos e representantes de construtoras e imobiliárias. Paula explica que a proximidade da empresa com a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e com Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem (Abesc) permitiu contato com estudos recentes sobre o uso do concreto na construção civil.

De acordo com a representante da empresa, o setor público gastaria menos verba com serviços de recape porque o concreto é mais resistente. Em entrevista recente, a Secretaria de Obras de Bauru, por exemplo, informou gastar, diariamente, cerca de 25 toneladas de massa asfáltica para tapar buracos e, em média, 180 toneladas para recape.

Com concreto, as prefeituras poderiam economizar também em serviços de manutenção, acrescenta Paula Zanzeri. "Devido à rigidez, o pavimento não deforma com o calor, como já aconteceu em algumas avenidas de Bauru", ressalta. "Também por conta da superfície clara do concreto, o setor público consegue economizar até 30% com gastos em iluminação pública", acrescenta.

A profissional afirma que os veículos sofrem menos desgaste e a textura do concreto gera mais segurança quando os carros freiam. Ela afirma que não há restrições para sua utilização e não é preciso arrancar o asfalto, mas é necessário estudar o solo e fazer uma preparação para poder aplicar o concreto. Os presentes ainda terão a chance de tirar dúvidas sobre questões como impacto ambiental, custos de aplicação e manutenção.

Os palestrante serão o eng. Ricardo Moschetti, gerente regional SP da ABCP; eng. Álvaro Barbosa, coordenador da Abesc; eng. Carlos Bassamino, da R9 especialista em Macrofibras; e eng. Willian Pulz Da Silva, responsável pelo setor de Obras da Prefeitura de Taquarituba

O evento tem como apoiadores: Terre Urbanismo; Bild Desenvolvimento Imobiliário; Vitta; Cia Da Construção; JCNET; Jornal da Cidade; Assenag; Crea - SP; Mútua - SP; Acib; Abesc; Abcp; Secovi - SP; Margonari Izabella - Concreto Permeável; Camargo e Química; Hocaff Engenharia; Colim Arquitetura; Nova Ideia; Prefeitura de Taquarituba; Fib; Construtora Bonini e Elefante; PH Pavimentos Intertravado; Concrefiber; R9 Pro Engenharia; SV Ribeiro Construções; Odilon Santos Pereira Gabriela Leme e Objetiva Soluções em Engenharia. Para fazer inscrição, acesse o site https://www.ribeiroalpha.com.br/experienceday/ Ou ligue para (14) 99125-9920 (Paula).