07 de setembro de 2024
AVAÍ

Região: criança de 5 anos é lançada para fora de veículo escolar

Por Lilian Grasiela | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Alesp/Reprodução
Prefeita de Avaí, Hellen Rodrigues, disse que abrirá sindicância para apurar o fato

Avaí - Uma menina de 5 anos, com transtorno do espectro autista (TEA), foi projetada para fora de veículo escolar da Prefeitura de Avaí (39 quilômetros de Bauru) na última segunda-feira (2). Com ferimentos pelo corpo, ela permaneceu sob cuidados médicos na UPA Bela Vista, em Bauru, até quarta-feira (4) e, agora, se recupera em casa. Um boletim de ocorrência (BO) foi registrado para apurar as circunstâncias do acidente. Por meio de nota, o Executivo informou que também irá investigar eventuais responsabilidades através de uma sindicância interna.

O acidente ocorreu no início da manhã, por volta das 6h40, no início do acesso Antonio Carlos Mady, que liga o quilômetro 376 da rodovia Marechal Rondon (SP-300) à Avaí. Segundo o registro policial, o ônibus escolar levava os estudantes da zona rural até uma creche municipal quando, por razões a serem investigadas, em uma curva, a criança foi projetada contra a porta do veículo.

Com o impacto, ainda de acordo com o BO, o vidro se estilhaçou e a menina foi lançada para fora do ônibus, sofrendo ferimentos na cabeça, rosto, antebraço, mão, perna e pé. Ela foi socorrida pelo motorista e levada ao posto de atendimento médico do município, de onde foi transferida para a UPA Bela Vista de Bauru. Após dois dias de internação na unidade, recebeu alta nesta quarta.

A mãe da estudante contou que foi avisada sobre o acidente por volta das 7h10 e que a Prefeitura de Avaí disponibilizou um veículo para levá-la até a unidade. Segundo ela, a filha, que não se comunica por meio de palavras, machucou o rosto, bateu a cabeça no chão, teve cortes no antebraço, mão, perna e pé esquerdos e fez um procedimento cirúrgico para remover cacos do braço.

O caso foi registrado na Delegacia de Avaí como lesão corporal culposa (quando não há a intenção de machucar) na direção de veículo automotor. Nesta sexta-feira (6), a Polícia Civil deverá fotografar o ônibus de transporte escolar e requisitar a realização de perícia para o veículo. Testemunhas também serão ouvidas para que as circunstâncias do acidente possam ser esclarecidas.

Em nota, a prefeita de Avaí, Hellen Rodrigues, disse que abrirá sindicância para apurar o fato. "Estivemos presente e acompanhando com o setor de educação, saúde e social desde o momento do ocorrido. Nossas equipes de assistência social e saúde já estiveram na residência da criança e estão dando todo suporte, em várias questões, como medicações, alimentação", declara. "Sinto muito pelo ocorrido e irei tomar todas as providências necessárias com os envolvidos depois de saber de fato o que levou isso a acontecer".