19 de dezembro de 2025
EM VENEZA

‘Ainda Estou Aqui’, de Walter Salles, é aplaudido por dez minutos

Por FolhaPress |
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Este é o 1º longa-metragem narrativo do cineasta brasileiro em 12 anos, e a resposta calorosa da plateia confirmou a expectativa em torno do retorno de Salles

O drama político "Ainda Estou Aqui", de Walter Salles, causou impacto em sua estreia no Festival de Cinema de Veneza, recebendo uma ovação de dez minutos.

Este é o primeiro longa-metragem narrativo do cineasta brasileiro em 12 anos, e a resposta calorosa da plateia confirmou a expectativa em torno do retorno de Salles. O diretor é nome por trás de produções como "Central do Brasil" e "Terra Estrangeira".

O filme, ambientado no Brasil de 1971, narra a luta de Eunice Paiva, interpretada por Fernanda Torres, para encontrar seu marido desaparecido, após ser preso pela ditadura militar. Baseado nas memórias de Marcelo Rubens Paiva, o roteiro de Murilo Hauser e Heitor Lorega mergulha nas agruras de uma família diante do regime. A atuação de Torres foi particularmente destacada, com a atriz emocionada ao final da sessão.

O evento contou com a presença de Salles, Torres e Selton Mello, além de Marcelo Rubens Paiva, autor do livro que inspirou o filme.

O desempenho do filme no festival foi destacado na imprensa internacional. O site Hollywood Reporter o define como uma "poderosa história da resistência de uma família destruída", já o Deadline diz que "a plateia deu uma resposta calorosa ao emocionante drama político".

A Variety, por sua vez, destaca que a obra é um "retrato de memória sensorial profundamente emocionante de uma família e uma nação rupturada".

Fernanda Torres e Selton Mello choram

Fernanda Torres, 58, e Selton Mello, 51, choraram com os 10 minutos de aplauso da plateia ao filme "Ainda Estou Aqui", exibido no último domingo (1º), no Festival de Veneza.

O momento em que o elenco é aplaudido após a exibição do filme foi compartilhado pelo ator Kiko Mascarenhas. "Foram 10 minutos de aplausos calorosos ao final da exibição do filme brasileiro 'Ainda Estou Aqui', no Festival Internacional de Veneza 2024, onde está indicado ao Leão de Ouro."

No vídeo, Fernanda Torres e Selton Mello, protagonistas do longa, estão emocionados. Os dois aparecem com os olhos com lágrimas e reagindo à ovação.

O filme também levou o público às lágrimas.A história é baseada em um livro escrito por Marcelo Rubens Paiva.

O longa de Walter Salles tem como protagonista a mãe do autor, Eunice Paiva, e sua luta à ditadura militar após a prisão e desaparecimento do marido, Rubens Paiva. Selton interpreta Rubens, e Fernanda é Eunice. Fernanda Montenegro também tem uma rápida participação no filme como Eunice mais velha.

"Ainda Estou Aqui' disputa o Leão de Ouro, o principal prêmio do festival.