28 de setembro de 2024
OPINIÃO

Em 2041 vamos estar por aqui ainda?

Por Prof. Carlos Alberto A. Neves |
| Tempo de leitura: 1 min

Hoje estamos com x anos, em 2041 estaremos com x 17 anos. De acordo com os índices do IBGE, estaremos com uma longevidade maior do que a de nossos antepassados.

Mas o Brasil começará a ter sua população diminuída a partir de então.

Segundo com projeção do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), informação foi divulgada nesta quinta-feira (22/8), devemos começar a diminuir a partir de 2041, quando o país terá um pico populacional.

O Brasil vai alcançar seu maior número de habitantes então no ano de 2041, serão 220.425.299 pessoas vivendo no país daqui a 17 anos.

Aumento populacional deverá ser de 8,5% em comparação com o Censo 2022. O último Censo Demográfico apontou 203.062.512 habitantes no Brasil. Entretanto, o IBGE estima que a população brasileira em 2023 era de 210,8 milhões de pessoas.

A pergunta: - Valerá a pena viver?

Com o aumento da longevidade, teremos um problema a resolver... Nossa estrutura física estará preparada para esse aumento de longevidade? Teremos uma vida longa com relativa condição de vida boa?

Há necessidade de nos prepararmos para enfrentar essa mudança, exames periódicos de saúde, exercícios, ginástica para fortalecimento dos músculos, dieta equilibrada, sono de qualidade, ter convívio social, ter hobbies, procurando desafios, ter fé, ter boas companhias, realizar check-ups e, o mais importante: - amar a si e ao próximo, medidas essas necessárias para nos mantermos em equilíbrio e com as baterias carregadas para atingirmos a longevidade além de 2041.

Viva a vida!