24 de agosto de 2024
EM BAURU

Prefeitura corrige poços de visita em ruas que foram recapeadas

Por Guilherme Matos | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Malavolta Jr.
Foto ilustrativa de poço de visita desnivelado

A Prefeitura de Bauru está realizando a adequação e alteamento (nivelamento) de poços de visitas em ruas que passaram por recapeamento recentemente. A cidade possui 21.501 destas estruturas, mais conhecidas como tampas de ferro que fecham os poços de visita no meio das vias. Destes, 90 já foram alteados, enquanto 610 estão em andamento. Outros 324 devem ser feitos nos próximos meses. No total, serão 1.024 poços que passarão pela reforma, informa a prefeitura.

De acordo com a secretária de Obras, Pérola Zanotto, o processo começa na vistoria dos locais que recebem o recapeamento. "A equipe de topografia identifica quais são os poços de visita e onde eles estão. Em seguida, fazemos o projeto já com as estruturas quantificadas. No local, após o recape, os funcionários retiram a tampa metálica, alteiam com concreto e depois reinstalam a tampa", conta.

Ela afirma que todos os locais que passaram pelo procedimento estavam nivelados com a capa asfáltica existente. Foi necessária a correção devido às novas camadas de asfalto adicionadas, que provocaram um desnível de 3 a 4 centímetros.

Estas irregularidades nas ruas geram reclamações dos motoristas há muito tempo, uma vez que podem até danificar pneus e suspensão dos veículos. A secretária reconhece que a diferença no nivelamento irregular provoca problemas para o trânsito. "A diferença de altura provoca problema para os carros, mas principalmente para as motos. Acontece de furar um pneu e, às vezes, até entortar uma roda", diz.

Ela destaca, porém, que os alteamentos só serão realizados em locais em que a prefeitura realiza intervenções. A maioria, segundo Pérola, já é nivelada com o asfalto das vias.

Os poços de visita são da rede de drenagem e coleta de esgoto. Eles são acessados quando há necessidade de realizar alguma manutenção nos sistemas ou desentupir algum trecho problemático.