28 de setembro de 2024
OPINIÃO

Amazon Agency - compromisso com a verdade

Por Carlos Alberto Di Franco - jornalistaE-mail: difranco@ise.org.br |
| Tempo de leitura: 3 min

A Amazônia é objeto da cobiça internacional. É um fato. Narrativas construídas de costas para a verdade e reproduzidas em fóruns estratégicos, pavimentam um projeto que pretende questionar a nossa soberania sobre o fascinante continente verde.

A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, visitou o Brasil no final de julho para participar de reunião com autoridades do G20 no Rio de Janeiro. Mas, como lembrou Aldo Rebelo, "dedicou seu precioso tempo ao tema da hora na geopolítica mundial: a Amazônia e o aquecimento global".

Yellen propôs ao Brasil o papel de provedor de recursos naturais, ou seja, terras raras, que também atendem pelo nome de minerais estratégicos para a indústria dos Estados Unidos. Como bem lembrou Rebelo, notável conhecedor da região, "não é necessário acrescentar que a Amazônia, a mais promissora fronteira mineral do mundo está coberta de minérios raros, até agora bloqueados pela ação de ONGs financiadas no exterior".

Mas a secretária, estimulada com a omissão e o silêncio do governo brasileiro, propôs um termo de cooperação entre os serviços de inteligência e segurança dos Estados Unidos com os serviços de inteligência e segurança dos países amazônicos. É a ousadia de um império em visita a um dos seus enclaves. Claro assim.

Enquanto isso, uma classificação criada por pesquisadores da Universidade de Harvard apontou as cidades da Amazônia como as de pior qualidade de vida no Brasil, e liderando a classificação, os municípios com maior presença de população indígena. Nenhuma palavra para os 30 milhões de brasileiros que vivem na Amazônia.

Chegou a hora de preservar o meio ambiente. Mas já passou da hora de promover o desenvolvimento da região e resgatar a vida e a dignidade de milhões de brasileiros. A soberania da Amazônia exige pensar grande e investir na força da informação verdadeira.

O Grupo Rede Amazônica, conglomerado de mídia que visa integrar e desenvolver a Amazônia através da informação, entretenimento e educação, deu um passo decisivo ao criar uma agência de notícias sobre a Amazônia: a Amazon Agency. Com conteúdos exclusivos e com foco no mercado internacional, a agência oferece cobertura completa sobre os principais assuntos relacionados à região, em formatos variados, como vídeos, fotos e textos. As agências Reuters e Associated Press confiaram na qualidade do projeto e são parceiras da Amazon Agency no empenho de divulgação da Amazônia real.

Como conselheiro do Grupo, participei da iniciativa com grande entusiasmo. Estou convencido da importância da Amazônia para o Brasil e para o mundo. Daí a urgente necessidade de oferecer uma informação de alta qualidade técnica e ética.

O CEO do Grupo Rede Amazônica e um dos idealizadores do projeto, Phelippe Daou Junior, comentou que "o grande objetivo pensado é o de levar a Amazônia para o mundo, mas com a visão de quem vive aqui".

O site oficial da agência é o portfólio de conteúdos e notícias que o mundo já pode acessar (https://amazonagency.news).

Amazônia é dos amazônidas e dos brasileiros. Não pode ser sequestrada pela cobiça internacional e pelo descaso dos governos. Preservar o meio ambiente é uma necessidade. Mas promover o desenvolvimento é um dever humanitário essencial.

Não é aceitável que milhões de brasileiros vivam sem saneamento básico, saúde e educação. Chegou a hora de unir os brasileiros na construção de uma magnífica causa: a soberania e o desenvolvimento da Amazônia. E isso passa, sem dúvida, por informação de credibilidade. Eis aqui, amigo leitor, a motivação central da Amazon Agency.