14 de agosto de 2024
ESTIAGEM

Região de São José tem risco de emergência para incêndios

Por Da redação | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação / Defesa Civil
Mapa para o risco de incêndios: áreas roxas estão em emergência

O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência) da Defesa Civil estadual colocou a região de São José dos Campos para o risco emergencial de incêndio para os próximos dias, em razão da estiagem e da temperatura que deve subir.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

Além de São José, diversas outras regiões do estado de São Paulo foram classificadas na mesma categoria de emergência.

O mapa uma das ferramentas tecnológicas que auxiliam a Defesa Civil no monitoramento de queimadas em vegetação durante o período da estiagem.

No mapa, a cor roxa indica o grau máximo de risco para praticamente todas as regiões do estado. Já coloração vermelha chama a atenção para a faixa leste, que aponta risco alto, incluindo o restante do Vale do Paraíba.

Segundo a Defesa Civil, as temperaturas sobem gradativamente e não há indicações de chuvas para os próximos dias. As temperaturas máximas podendo chegar a 36°C, no período mais quente do dia, com a Umidade Relativa do Ar atingindo níveis críticos e ficando abaixo dos 20%, para o interior do estado.

Em São José dos Campos, as temperaturas máximas oscilarão entre 31ºC e 32 ºC, com mínimas de 13ºC e 14ºC graus. Na região da Serra da Mantiqueira, em Campos do Jordão, as máximas devem ficar em torno de 26ºC.

Calor.

O cenário ocorre devido ao enfraquecimento da massa de ar frio nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, fazendo com que as temperaturas aumentam, resultando em uma sensação térmica mais quente.

Por isso, recomenda-se cuidados com a saúde que incluem hidratação constante, beber bastante água e se proteger do sol. A prática de atividade física ao ar livre deve ser evitada nos horários mais críticos do dia e é recomendado o uso de soro nos olhos e nariz.

“A Defesa Civil do Estado, juntamente com as Defesas Civis Municipais, adotam medidas de prevenção como vistoria nas áreas mais suscetíveis às queimadas, construção de aceiros e intensificação das campanhas de conscientização junto à população”, informou o órgão.

Prevenção de queimadas.

De acordo com estudos promovidos pelo governo paulista, em 2023 mais de 90% dos 158 focos de incêndio em áreas protegidas tiveram como causa ações humanas, que poderiam ter sido evitadas, de acordo com o Painel Geoestatístico dos Incêndios Florestais em Unidades de Conservação e Áreas Protegidas, da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística.

Diante disso, medidas de prevenção devem ser adotadas também pela população, como: não colocar fogo em áreas de vegetação seca, não jogar bitucas de cigarro em beiras de rodovias, não realizar a limpeza da área rural utilizando técnicas com fogo, não queimar lixo e não soltar balão.

Para mais informações ou orientações sigam as redes sociais pelo @defesacivilsp ou ligue para o 199.