14 de agosto de 2024
QUEDA DE AVIÃO

Caixas-pretas gravaram vozes e dados, diz Cenipa

Por Da Redação | Cenipa
| Tempo de leitura: 2 min
DIVULGAÇÃO/FAB
Equipamentos estão sendo analisados desde o último sábado (10)

A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou na tarde desta terça-feira (13) que as caixas-pretas do ATR 72, avião da empresa áerea Voepass que caiu em Vinhedo (SP) na última sexta-feira (9) e provocou 62 mortes na última semana, gravaram os registros de voz e dados da aeronave relacionados ao acidente aéreo.

Os equipamentos foram encaminhados na manhã de sábado (10) para o Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo (LABDATA) do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), em Brasília (DF), onde uma equipe técnica especializada realiza, desde então, o trabalho de extração, obtenção e análise das informações.

Segundo o chefe do Cenipa, o brigadeiro Marcelo Moreno, a gravação foi feita "com sucesso". "Ainda devem ser identificados os possíveis alarmes sonoros, cuja pesquisa pode requerer, se necessário for, uso de software de análise espectral do som", complementou.

Receba as notícias mais relevantes de Jundiaí e Região direto no seu Whatsapp. Participe da comunidade do JJ clicando AQUI.

Investigação

A Força Aérea Brasileira (FAB) iniciou também nesta terça o transporte das urnas funerárias de vítimas do acidente. Em nota, a corporação informou que o destino das urnas funerárias é o aeroporto de Cascavel, no Paraná.

De acordo com a última atualização enviada pelo Governo de São Paulo, na manhã desta terça-feira (13), 35 dos 62 corpos já haviam sido identificados. Desses, 17 foram liberados aos familiares, que são os primeiros a serem comunicados sobre o andamento do trabalho de reconhecimento. Os outros 18 estão em processo de liberação e aguardam documentação complementar.

Mais de 40 médicos, equipes de odontologia legal, antropologia e radiologia trabalham na identificação dos corpos das vítimas do acidente aéreo, com apoio de equipes do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt – IIRGD.

As prováveis queda da aeronave devem constar em um relatório preliminar que será divulgado pelo Cenipa dentro de 30 dias.