28 de setembro de 2024
OPINIÃO

Ser ou não ser...

Por Paulo Neves |
| Tempo de leitura: 2 min

"Ser ou não ser, eis a questão": famosa frase dita na primeira cena da peça Hamlet, de William Shakespeare. Sem dúvida alguma, é uma das mais famosas peças do teatro mundial.

Tem algumas coisas que me incomodam. Há quem diga que estou ficando ranzinza. Outros dizem: você não está ficando ranzinza, você é ranzinza desde sempre!

Meus amigos leitores, tenho 76 anos, tenho o direito adquirido de ser um pouquinho mal-humorado.

Vejam, não é possível que até agora não prenderam ninguém. Não é possível que as Casas de Apostas tomaram conta de tudo, desde o calção do jogador até os tediosos programas esportivos.

Isso é muito perigoso!

Não é possível que Maduro continue no poder na Venezuela. Não é possível que não cassaram ainda senadores e deputados federais. Não é possível que o Sportv, que fez uma grande cobertura das Olimpíadas de Paris, com muita qualidade nas imagens; grandes profissionais narradores e comentaristas e repórteres, mantenha o inconveniente Luis Carlos Junior azucrinando no vôlei feminino e masculino.

O cidadão brasileiro que paga caro para ter o canal, não merece ter passado por ele. Jader Rocha, Daniel "Dandan" e, pra aporrinhar mais ainda, o comentarista inoportuno Marco Freitas no vôlei.

O brasileiro só queria assistir ao vôlei, só isso! E para piorar os comentários, ele precisa de uma fonoaudióloga urgente.

1. Conto tudo isso porque politica, esportes, cultura, principalmente teatro, me interessam muito, e é por meio desses assuntos que mostro que passei um bocadinho assim, só meio século de vida.

2. Será que sou ranzinza só porque fico aborrecido por um gesto do cotidiano como a fala ou o gesto que os jovens e adultos usam "Um beijo no coração". Como assim?

Tudo bem, é carinhoso, amável, afável, educado, é bonito o gesto. Sem dúvida, quando enviado de forma graciosa, tranquila e delicada.

Entretanto, não consigo deixar de imaginar o constrangimento de alguém lhe dando um beijo na região cardíaca. Vai que...

3. Ranzinza só porque não acredito naqueles que seguem mito na política, que promete que vai doar tudo que recebeu para um hospital em Juiz de Fora Mesmo com todas as evidências, provas, depoimentos, mostram que seus pés não são de barro, mas de lama.

4. Depois querem me dizer que eu sou ranzinza? Eu não termino com um palavrão em respeito aos idosos como eu.