22 de janeiro de 2025
Logo Header
SAÚDE

Segunda dose da vacina da dengue começa a ser aplicada em Bauru


| Tempo de leitura: 3 min
Agência O Globo
Capa da Notícia
Dose deve ser aplicada nas crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de idade que já receberam uma dose do imunizante

A Prefeitura de Bauru, por meio da Secretaria de Saúde, informa que a segunda dose da vacina da dengue começou a ser aplicada em todas as salas de vacina da rede municipal de saúde, sem necessidade de agendamento - veja a relação das unidades ao final.

A segunda dose deve ser aplicada nas crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de idade que já receberam uma dose do imunizante, com intervalo de três meses entre a primeira e a segunda aplicação. Os interessados devem procurar uma unidade de saúde, munidos de documento pessoal ou carteira de vacinação e acompanhados por um responsável. A pasta alerta os pais ou responsáveis para a importância da imunização. A primeira dose também continua sendo aplicada nas unidades de saúde.

A estratégia de vacinação tem como objetivo a redução dos casos graves da doença, e consequentemente o número de hospitalizações e óbitos decorrentes de seu agravo com relação ao público-alvo da campanha, faixa etária que concentra maior número de hospitalização por dengue depois das pessoas idosas, grupo para o qual a vacina não foi autorizada pela Anvisa.

A vacina da dengue, de nome comercial Qdenga, é composta pelos sorotipos 1, 2, 3 e 4 do vírus da dengue atenuado. Inicialmente, o Ministério da Saúde priorizou a campanha de vacinação nos Municípios com alta transmissão de dengue registrada em 2023 e 2024 e com maior predominância do sorotipo DENV-2. O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público e o Ministério da Saúde incorporou a vacina, em dezembro de 2023, ao calendário vacinal.

A Divisão de Vigilância Epidemiológica ressalta que após a infecção pelo vírus da dengue, é recomendável aguardar seis meses para o início do esquema vacinal. Se a infecção ocorrer após a primeira dose, não haverá alteração no intervalo entre as duas doses desde que a segunda dose não seja realizada no período inferior a 30 dias do início da doença. A vacina da dengue não poderá ser aplicada simultaneamente com outras vacinas do calendário de vacinação. Em caso de dúvidas, procure uma unidade de saúde.

PONTOS DE VACINAÇÃO

Funcionamento das unidades de segunda a sexta-feira das 7h às 23h – com aplicação de vacinas das 7h30 às 22h

Funcionamento das unidades de segunda a sexta-feira das 7h às 19h – com aplicação de vacinas das 7h30 às 18h30

Funcionamento das unidades de segunda a sexta-feira das 7h às 17h – com aplicação de vacinas das 7h30 às 16h30

Funcionamento das unidades de segunda a sexta-feira das 7h30 às 16h30 – com aplicação de vacinas das 8h às 16h