28 de setembro de 2024
OPINIÃO

Os 300 de Esparta

Por Prof. Carlos Alberto A. Neves |
| Tempo de leitura: 2 min

A famosa batalha de Termópilas, que serviu de inspiração para a historia em quadrinhos e o filme "Os 300 de Esparta", foi uma das várias travadas entre gregos e persas, durante as chamadas Guerras Médicas.

Teremos em Bauru os 345 postulantes a 21 cadeiras à Câmara Municipal, batalha que, eu diria, será maior do que a história conta. Mais de 280 mil eleitores deverão comparecer às urnas em 6 de outubro.

A instituição Câmara Municipal teve sua origem na antiga Roma, onde o vereador, chamado Edil, era o funcionário responsável pela garantia e observância do bem comum.

O espaço situado na rua Antônio Alves, 12-83, na região central da cidade, era onde funcionava a Câmara Municipal de Bauru inicialmente.

Com a mudança para o prédio atual, a Câmara Municipal de Bauru, na época, foi considerada um dos prédios mais modernos da cidade, porém, hoje já está obsoleto, necessitando um prédio maior para comportar os trabalhos que são cobrados.

Ser vereador nesta cidade é um trabalho difícil, pois dia a dia a cidade apresenta características novas, e com um crescimento sem uma estrutura adequada.

Bauru contava com 379.297 habitantes em 2020. Hoje, em 2024, já atingimos quase 400.000 ou mais...

Que trabalho terão esses nobres edis... Com o crescimento sem planejamento da cidade os problemas de esgoto (tratamento), que há anos está no papel, moradias, zoneamento, etc serão embates mais fervorosos do que a guerra entre os gregos e persas.

Digo isso pelo que se nota entre os vereadores da atualidade e os que deverão ser reeleitos e mais os que chegarão.

A Câmara Municipal torna-se uma verdadeira Torre de Babel, sem entendimento e congraçamento visando o bem da cidade.

Esperamos que os eleitores pensem bem ao escolher seus candidatos, pois estarão para os próximos 4 anos apostando numa 'Bauru melhor pra se viver', "slogan" da minha campanha quando fui candidato a vereador em 2016.

E que os eleitos prefeito (a) e vereadores (as) sejam realmente comprometidos com o bem comum dos bauruenses.

Que olhem para nossa cidade com novo olhar e que estejam presentes e atuantes nas diversas frentes que carecem por melhorias em nossa Bauru.

Que comece a batalha!