28 de setembro de 2024
OPINIÃO

Pesquisas eleitorais

Por Roberto “general” Macedo |
| Tempo de leitura: 2 min

Confesso aos queridos leitores do JC que não acredito em pesquisas eleitorais. O motivo é simples: desde que Noé construiu sua arca e Matusalém faleceu, na certeza absoluta, nenhuma pesquisa de intenções de votos se concretizou com a realidade das urnas.

Inventaram até uma tal de "margem de erro" para justificar discrepâncias, mas nem usando esse subterfúgio conseguem acertar "na mosca".

Qual seria o motivo de errarem tanto? Na minha modesta opinião, cai naquela de "quem paga pede a música", no caso das pesquisas, "quem contrata recebe o que quer ouvir", isso para divulgar em seu benefício.

Não posso afirmar 100% que todas são assim, só que a maioria garanto serem tendenciosas, politicamente falando. Me considero um cara de sorte por ter um círculo de amizades muito grande, dentre todo esse universo ainda não consegui encontrar um "mísero" amigo eleitor que tivesse sido entrevistado dando sua opinião por nenhum desses "famosos" institutos de pesquisas eleitorais.

Sei que essas coisas são feitas por amostragem, só que estranhamente nos últimos 30 anos só vejo os resultados serem favoráveis à chamada "esquerda" brasileira, errando na maioria das vezes.

Se a intenção é confundir ou induzir os eleitores desinformados, tem dando certo pelo que estamos vendo, elegemos cada bagaço da laranja que dá até medo.

Dizem que o "povo" gosta de votar em quem aparece na frente das pesquisas, pois "detesta" perder o seu voto. Perder o voto, caros amigos, leitores e eleitores, é quando você vota "errado", quando troca seu voto por um botijão de gás, promessa de ser "pendurado em algum cabide" público ou vota baseado em indicações religiosas ou familiares.

Pesquisa fake é o que mais existe nesse "brasilsão" de estelionatários eleitorais, não acreditem muito nessas coisas, faça você mesmo sua pesquisa pelo retrospecto e atuação política dos que tentam a reeleição e o passado e presente daqueles que pretendem entrar no Legislativo da sua cidade.

Se com tudo isso ainda é possível que não dê certo, o poder corrompe, imaginem votando por pesquisas e indicações no que vai dar, vai dar muita m....

Pena não poder escrever aqui a palavra que me veio a cabeça nesse momento para definir o resultado, mas acho que o recado está dado.