31 de agosto de 2024
HISTÓRIA

Instalação traz papel de povos originários na construção de Bauru

Por |
| Tempo de leitura: 1 min
Trabalho mostra ainda a construção das ferrovias bauruenses

Entre este sábado e segunda, (3 a 5 de agosto), o grupo Protótipo Tópico apresenta a performance "Demografia dos Esquecidos", em 6 sessões no Espaço Protótipo, localizado na rua Monsenhor Claro, 1-66. As sessões serão realizadas duas vezes por dia, às 19h e às 21h, com entrada gratuita e classificação livre.

Trata-se uma realização do grupo com apoio da Sociedade Amigos da Cultura, por meio do ProAC - Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. O trabalho é resultado de uma pesquisa coletiva entre os artistas Fábio Valério, Raíssa Scarton, Gael Gramaccio e Marcelo Soler, destacando o papel de povos originários na construção de Bauru e das ferrovias bauruenses no interior de São Paulo. Em formato de instalação, o público pode acompanhar os artistas interagindo com os cenários que remetem aos vilarejos, colônias e construções nos arredores da cidade.

Baseado no teatro-documentário, o grupo contou com a orientação de historiadores e lideranças indígenas para a construção do roteiro, além de pesquisa histórica em documentos sobre a história da linha férrea bauruense. "A obra parte de um estudo estético e poético de povoados dos arredores de Bauru, que já foram centros de destaque e que traziam consigo espaços de relevância regional, mas que atualmente existem apenas como locais de abandono, com pouco ou nenhum habitante", declara Fábio Valério. Instagram: @prototipotopico.