02 de agosto de 2024
OPINIÃO

Bauru, sua história e seu povo que não param no tempo

Por Erico Braga |
| Tempo de leitura: 2 min

Nesta quinta-feira, 1 de agosto de 2024, teremos uma merecida pausa em Bauru para comemorarmos os 128 anos de emancipação político-administrativa da cidade-metrópole da região Central do Estado de São Paulo. Celebração, por sinal, que se estenderá até domingo com inúmeras atividades e o congraçamento entre os quase 380 mil habitantes desta cidade que não para no tempo.

Festejamos hoje, também, mais um ano de existência do Jornal da Cidade, que completa 57 anos ininterruptos de prestação de serviços jornalísticos à comunidade bauruense e regional. Nos orgulhamos de fazer parte da história da nossa querida Bauru com muito trabalho, amor e dedicação, como era o lema do nosso saudoso fundador e líder, o doutor Alcides Franciscato, que dedicou sua vida às melhores e mais nobres causas da nossa coletividade. Seguiremos nos inspirando em seus ideais.

Este é um ano particularmente especial porque os bauruenses, assim como os moradores de outras 5.565 cidades brasileiras, vão às urnas para eleger seus representantes nos Poderes Executivo e Legislativo para os próximos 4 anos.

O JC, como é tradição, há meses já informa os leitores/eleitores sobre todos os fatos envolvendo o processo sucessório municipal, com noticiário amplo, pluralista e a informação construída sob o rigor e a confiabilidade da técnica e da ética jornalísticas.

Mais do que as celebrações, os aniversários ensejam reflexões sobre passado, presente e futuro. Esta edição, como diariamente o fazemos, traz os principais e recentes fatos do nosso cotidiano mas, em seu caderno especial, aborda a importância de preservarmos a nossa história.

Conservar vivos na memória os acontecimentos passados não significa atrelar nossa sociedade ao ontem e sim compreender os pilares que deram início ao que a cidade e seu povo são hoje. Para que tenhamos tudo o que temos, muitos homens e mulheres plantaram as sementes do que vivenciamos atualmente, enquanto uma coletividade que busca seus melhores caminhos.

Desta forma, a edição que chega às suas mãos é também um convite ao pensar e repensar sobre a cidade que construímos e aquela que desejamos legar às próximas gerações. Assim como fizemos nos últimos 57 anos, o Jornal da Cidade e o seu portal de notícias na Internet, o JCNET, hoje o mais acessado e lido de todo o Interior do Estado de São Paulo, seguem à disposição de Bauru e região para discutirmos, juntos, nossos passos futuros.

Agradecemos aos milhares de leitores e aos parceiros de jornada pela confiança e apoio, o que muito nos honra para seguirmos com a produção de notícias e análises que contribuem nas suas tomadas de decisão.

Por fim, o nosso muito obrigado aos valorosos profissionais que fazem o Jornal da Cidade sempre alinhado, 24 horas por dia, aos mais relevantes acontecimentos e que, com seu trabalho dedicado e altamente comprometido, ajudam as cidades a escreverem a história cotidiana do seu povo.

Um excelente dia a todos!