31 de julho de 2024
AULA INAUGURAL

Instituto Federal é oficialmente lançado em Bauru nesta segunda

Por Tisa Moraes | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Tisa Moraes
Em aula inaugural na noite desta segunda- feira (29), Gabriela Arduino apresentou a estrutura do IFSP aos novos alunos

Mais de dez anos após ser anunciado, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) iniciou, nesta segunda-feira (29), seu primeiro curso de formação, em técnico de informática, com 40 alunos. As aulas desta turma serão em período noturno e terão duração de dois anos.

Inicialmente, os alunos permanecerão na sede provisória do IFSP, localizada na quadra 7 da rua Severino Lins, na Vila Aviação, em um prédio cedido pela prefeitura, onde a aula inaugural foi realizada. Segundo Gabriela Arduino, diretora geral do campus de Bauru, a previsão é de que a transferência para a unidade definitiva, a ser construída na avenida Nações Unidas Norte, ao lado do Jardim Marília, ocorra no segundo semestre de 2025.

"No ano passado, fizemos audiências públicas com participação da população e de integrantes de outras instituições de ensino para escolhermos cursos que não concorressem com os já existentes e que atendessem a demanda do mercado de trabalho local, garantindo empregabilidade aos nossos egressos", explica.

O curso técnico de informática é voltado a alunos que estão cursando ou já concluíram o ensino médio e a intenção é abrir uma nova turma no início de 2025, também no período noturno. Na sequência, conforme definido nas audiências públicas, serão instituídos cursos técnicos em controle ambiental e eletrotécnica, graduação em engenharia da computação e licenciatura em ciências biológicas, além de especializações em multimeios didáticos e informática na educação.

"E já temos, desde o início deste ano, cursos de extensão, de curta duração, com dez turmas capacitadas no semestre em eletricidade básica, programação PHP, matemática para concurso. Também atendemos 108 mulheres por meio do programa Mulheres Mil, do governo federal, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade", elenca Gabriela, destacando que o IFSP é uma nova opção de estudo gratuito em Bauru, com impacto na capacitação dos profissionais e na economia locais.

Histórico

Conforme o JC noticiou, as obras do câmpus de Bauru do instituto começaram em março de 2014 na avenida Nações Norte. Passados poucos meses, ainda no mesmo ano, elas foram paralisadas depois de a empresa vencedora da licitação abrir falência.

O terreno de 60 mil metros quadrados só voltou a receber intervenções há algumas semanas. Com a perfuração de um poço artesiano, equipamentos e contêineres já estão sendo levados ao local para retomada das obras.

A expectativa é de que a primeira fase - que custará quase R$ 14 milhões e contemplará um bloco com 16 salas, uma quadra poliesportiva coberta, uma guarita, caixa d'água e cercamento - seja concluída em dez meses, quando será feita a transferência de alunos, professores e servidores, incluindo pedagogo, psicólogo e assistente social.

"Esta estrutura inicial comporta 800 alunos nos três turnos, com 40 professores e 26 administrativos. Estamos buscando recursos para licitar a construção de mais um prédio com biblioteca e refeitório e, gradativamente, seguir ampliando nosso espaço, até chegarmos a 1.400 alunos, com 70 professores e 45 administrativos, que é o porte do campus de Avaré e de Araraquara", completa. Ao todo, o IFSP conta com 41 unidades.