28 de novembro de 2024
COLUNISTA

Coluna do Du Mauad: Paris 2024: as primeiras medalhas do Brasil!


| Tempo de leitura: 7 min

Willian Lima (prata) e Larissa Pimenta (bronze) no judô e Rayssa Leal (bronze) no skate sobem ao pódio...

Conquistar uma medalha olímpica é o sonho de qualquer atleta. Todos sabem o quanto é difícil. Favoritos que ficam pelo caminho. Décimos de segundo que tiram o pódio. Um movimento errado que acaba com todo um ciclo de preparação pros Jogos Olímpicos. Conquistar uma medalha olímpica é um feito gigantesco. Algo que marca toda a vida de um atleta. Pra sempre. Conquistar uma medalha que não estava nas “previsões” é algo ainda maior. E foi exatamente assim na primeira medalha do Brasil nessas Olimpíadas. A medalha de prata no judô na categoria até 66 kg não era dada como certa pela equipe brasileira. Mas ontem em Paris, o judoca Willian Lima fez história. Marcou o seu nome pra sempre no cenário esportivo. É dele a primeira medalha do Brasil em Paris 2024.  Willian venceu 4 lutas pra chegar até a decisão: Sardor Nurillaev (Uzbequistão), Serdar Rahimov (Turcomenistão), Baskhuu Yondonperenlei (Mongólia) e Gusman Kyrgyzbayev (Cazaquistão). Na final foi derrotado pelo grande favorito, o japonês Hifumi Abe e conquistou a prata. A primeira medalha ninguém esquece...

E o judô ainda conquistou mais uma medalha. De bronze e ainda mais inesperada. Larissa Pimenta subiu ao pódio na categoria até 52 kg. Teve um caminho ainda mais difícil, precisando ir pra repescagem. Depois de vencer Djamila Silva (de Cabo Verde) e a britânica Chelsie Giles, Larissa perdeu pra Amandine Buchard e foi pra repescagem, onde superou a alemã Mascha Ballhaus, Na luta pelo bronze, a “Pimentinha” venceu a italiana Odette Giuffrida no golden score e cravou a segunda medalha brasileira em Paris. O judô começa muito bem e a previsão é de mais medalhas...

Rayssa Leal traz o bronze e sobe ao pódio novamente!

Rayssa Leal já tinha feito história nos Jogos de Tóquio, ao se tornar a mais jovem medalhista brasileira em Olimpíadas. No domingo ensolarado de Paris e com uma enorme torcida brasileira, Rayssa conquistou a medalha de bronze na última manobra e teve a emoção de subir ao pódio novamente. Indo pra rodada final apenas como a 7ª melhor nota entre as 8 classificadas, a garota de 16 anos teve que se superar. Foi buscar o bronze apenas na 5ª e última chance de manobra, onde fez um lindo salto e conquistou a nota 88,83 pra fechar a competição como a terceira colocada, atrás apenas das japonesas...

Se as duas medalhas dos judocas eram “improváveis”, Rayssa Leal chegou na condição de favorita. Algo que sem dúvida coloca ainda mais pressão no atleta. A arena montada na Praça da Concórdia, no coração de Paris, estava abarrotada de brasileiros. Transformaram a pista de skate em um verdadeiro "caldeirão". A sensação era praticamente a mesma de competir em casa. E ela não decepcionou. Rayssa conquistou a sua melhor marca e colocou o bronze (sua segunda medalha olímpica) no peito. No skate a expectativa é que venham mais medalhas no masculino...

Os bons resultados dos brasileiros...

                                 
                                    
O esporte brasileiro teve bons resultados no primeiro fim de semana em Paris 2024. As chances de brigar por medalhas estão vivas em alguns esportes, como no vôlei de praia, no surfe e no tênis feminino...

Volêi de praia: se nas quadras o dia não foi bom, na areia, a situação foi diferente. Pelo Grupo D, a dupla de André Stein e George Souto conquistou uma vitória tranquila para o Brasil diante dos marroquinos Mohammed Abicha e Zouheir Elgraoui por 2 sets a 0. George e Andre voltam a jogar amanhã (30), às 7h, contra os cubanos Diaz e Alayo. Pelo Grupo E, Evandro e Arthur venceram os austríacos e também encaminharam sua classificação.

Canoagem slalom: a esperança viva segue viva na modalidade estreante em Jogos Olímpicos. Disputando sua quarta olimpíada, Ana Sátila superou as provas eliminatórias do K1 (caiaque), na abertura das competições de canoagem slalom e quase conquistou uma medalha. Terminou em 4º lugar. Ana ainda compete em outras categorias na canoagem.

Surfe: A expectativa de medalhas segue viva e ainda mais forte no surfe. Nas ondas de Teahupo'o, no Taiti, Gabriel Medina fez o melhor tempo na sua primeira bateria e conquistou vaga direta para as oitavas de final. João Chianca repetiu o feito, enquanto Filipe Toledo precisará passar pela repescagem para seguir vivo na competição. Aqui as chances são boas.

Tênis feminino: Bia Haddad Maia estreou com vitória sobre a francesa Varvara Gracheva e segue sonhando em brigar por medalhas...                                               

As primeiras derrotas e decepções do Brasil nos Jogos...

                         

O primeiro fim de semana dos Jogos Olímpicos de Paris foi também de algumas derrotas e expectativas de medalhas que não se confirmaram pros brasileiros. Alguns atletas de esportes individuais que poderiam surpreender já estão fora da disputa pelo pódio olímpico. Nos esportes coletivos também tivemos tropeços. Não foi só a abertura “sem noção” e com apelações desnecessárias que trouxe decepção...

Sem medalhas no judô e na natação: entre as expectativas de medalhas do Brasil no sábado (27) estavam o judô e natação. No tatame, Natasha Ferreira e Michel Augusto se despediram na categoria ligeiro. Na piscina, o que poderia ser a primeira medalha brasileira escapou por 26 milésimos. Guilherme Costa, o Cachorrão, ficou na 5ª posição dos 400 metros livres, com o tempo de 3min42s76, estabelecendo novo recorde pan-americano, mas não conseguiu o pódio. Agora, Guilherme se prepara pra disputar os 800 metros livres ainda hoje. Ele desistiu de competir nos 200 metros.

Volêi masculino: no início do sábado (27), o Brasil teve a primeira frustração ao ser derrotado pela Itália no vôlei masculino por 3 sets a 1. A seleção já percebeu que não é nem de longe favorita ao pódio. Bernardinho terá muito trabalho e sabe que ficou difícil conseguir uma classificação que não coloque um adversário muito complicado logo nas 4ªs de final. A equipe volta à quadra na próxima quarta-feira (31) pra encarar a fortíssima Polônia.

Basquete masculino: os brasileiros até começaram bem diante dos franceses e chegaram a abrir 12 pontos de vantagem. Mas aí começou a aparecer o gigante de 2 metros e 20 centímetros de altura, Wembanyama, que foi o protagonista da virada da França. Placar final: 78 a 66 e a 1ª derrota do Brasil no basquete. O segundo jogo acontece amanhã, e a missão é ainda mais difícil: Alemanha, atual campeã mundial.

Agenda dos brasileiros hoje em Paris 2024:

                 

Essas são as principais competições que o Brasil estará envolvido no dia de hoje nas Olimpíadas de Paris 2024:

Badminton: Juliana Vieira enfrenta Lo Sin-Yan, pela fase de grupos, 9h50.

Boxe Feminino: Bia Ferreira luta contra a norte-americana Jajaira Gonzalez, Peso Leve, oitavas de final, às 15h32.

Boxe Masculino: Abner Teixeira enfrenta Gerlon Congo, pelas oitavas de final do Peso Superpesado, às 16h20.

Ciclismo Mountain Bike Masculino: tem final (valendo medalha), às 9h10, com a participação do Ulan Galinski no Cross-Country.

Hipismo: tem a final dos Saltos CCE por equipes (a partir das 6h) com a equipe brasileira enfrentando mais 15 países: Suíça, Bélgica, Holanda, Polônia, Canadá, Austrália, Japão, Itália, França, Alemanha, Estados Unidos, Nova Zelândia,, Grã-Bretanha, Suécia e Irlanda. Vale medalha.

Judô Masculino e Feminino: Daniel Cargnin (categoria até 73 kg) e Rafaela Silva (até 57kg). Chance de medalha.

Rugby Seven Feminino: a partir das 10h o Brasil enfrenta o Japão pela primeira fase.

Skate Masculino: hora das classificatórias no Street (a partir das 7h) pros brasileiros Kelvin Hoefler, Felipe Gustavo e Giovanni Vianna.

Surfe Masculino: oitavas de final (14h) no individual. Expectativa de boa performance do Gabriel Medina.

Vela Masculino e Feminino: o esporte que sempre traz medalhas pro Brasil. As regatas começam às 7h. Mateus Isaac (IQFoil), 49erFX (masculino e feminino).

Vôlei Feminino: hoje tem a estreia (8h) do Brasil enfrentando Quênia. Jogo tranquilo.

Momento Maguila

O SALVE de hoje vai pra todos que acompanham os Jogos Olímpicos Paris 2024. Um abraço em especial pro Lucas Rocha, que assiste todas as competições e sempre nos auxilia com informações.

Assista as entrevistas e se INSCREVA no DU MAUAD Sports no Youtube

Contato: @dumauadsports (Instagram)     dumauadesportes@gmail.com