26 de julho de 2024
SUMARÉ

Após acordo, famílias retornam à Vila Soma

Por Redação | Especial para o Todo Dia Campinas
| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução/Facebook
Área da Vila Soma tem milhares de moradores

As quatro famílias que tiveram de deixar suas casas na Vila Soma, em Sumaré, nesta quarta-feira, 24, após cumprimento de ordem de reintegração de posse, retornaram aos imóveis no mesmo dia, depois que aceitarem assinar o contrato para aquisição dos lotes com a Fema, empresa proprietária da área. Os moradores também realizaram o pagamento da primeira parcela para compra dos lotes. O Todo Dia  Campinas confirmou a informação com representantes das famílias.

Clique aqui para fazer parte da comunidade do Todo Dia Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.

Reintegração de posse

Na manhã de quarta-feira a Polícia Militar garantiu o cumprimento de uma ordem de reintegração de posse emitida pela Justiça, atendendo pedido da empresa Fema, que adquiriu a área em 2017 e firmou um acordo com os moradores em 2019 para venda da área por lotes.

Acordo não cumprido

As quatro famílias que foram alvo da ordem de reintegração de posse tiveram de deixar suas casas após se recusarem a assinar o contrato de alienação fiduciária pelos terrenos, desrespeitando um acordo firmado entre a Fema e a Associação de Moradores da Vila Soma.

Vila Soma

Por cerca de 12 anos a Vila Soma foi considerada uma ocupação em uma área de cerca de 1 milhão de metros quadrados. As terras pertenciam à indústria Soma e foram adquiridas, em 2017, pela Fema. Em 2019, as partes chegaram a um acordo de R$ 60 milhões pela compra da área, que foi dividida em vários lotes. Mais de 2,7 mil famílias aceitaram o acordo, mas algumas haviam recusado.