25 de julho de 2024
REGIONAL

Foragido é morto em troca de tiros em Garça

Por Lilian Grasiela e Bruno Freitas | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução/redes sociais
SAP instaurou procedimento para apurar como ocorreu a fuga

Garça - O detento de 39 anos que fugiu na tarde desta segunda-feira (22) da Penitenciária de Álvaro de Carvalho (92 quilômetros de Bauru), furtou uma arma de fogo da casa do diretor da unidade, roubou uma fazenda nas proximidades e chegou a trocar tiros com a Polícia Militar (PM), mas conseguiu fugir, foi morto na noite desta terça (23), durante troca de tiros com o ex-deputado estadual Rubens Cláudio Siqueira Neri, o Sargento Neri (PL), policial da reserva, em Garça (70 quilômetros de Bauru).

Sargento Neri, que foi deputado entre entre 2019 e 2022, confirmou a ocorrência envolvendo o reeducando Crisóstomo da Silva Alves, apelidado como o "Lázaro de Álvaro de Carvalho".

"Crisóstomo, que estava sendo chamado de 'o Lázaro de Álvaro de Carvalho', de alta periculosidade, fugiu da Penitenciária daquela cidade no final da tarde desta segunda-feira (22). Ele cumpria pena de 14 anos de reclusão por vários crimes", escreveu em seu perfil no Facebook.

Na noite de terça, o foragido foi baleado por Neri, 55 anos, durante troca de tiros na zona rural de Garça, próximo ao Distrito de Jafa, durante suposta tentativa de roubo. Segundo nota da Secretaria da Segurança Pública (SSP), as armas envolvidas na ocorrência foram apreendidas.

O caso foi registrado como legítima defesa e tentativa de homicídio e será investigado. "Com o suspeito, foram apreendidos uma pistola calibre 380 e objetos que haviam sido roubados", diz a nota. "A autoridade policial realiza diligências visando ao devido esclarecimento dos fatos".

Conforme divulgado pelo JCNET/Sampi, também em nota, a SSP informou que o preso cumpria pena no regime semiaberto e não teria retornado à Ala de Progressão da Penitenciária de Álvaro de Carvalho, localizada na zona rural, após cumprir seu horário de trabalho.

"Após a fuga, o homem furtou a residência do diretor da penitenciária, de onde fugiu com uma pistola calibre 380. O criminoso ainda roubou uma fazenda, levando cerca de R$1.300 em espécie, além de cartões bancários e a chave de um dos veículos dos proprietários", revela a Secretaria.

"Houve troca de tiros com uma equipe da PM que realizava patrulhamento na região, mas o homem conseguiu fugir. O caso foi registrado como fuga consumada, furto, roubo e tentativa de homicídio na Delegacia de Álvaro Carvalho".

Também em nota, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) declarou que houve a instauração de procedimento disciplinar para apurar as circunstâncias da evasão. "A SAP destaca que se trata de um fato isolado e que o presídio opera dentro dos padrões de disciplina e segurança", afirmou.