25 de julho de 2024
POLÍTICA

Justiça obriga remoção de postagens em Garça


| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação
Foto das postagens com conteúdo falso que levaram partido a acionar a Justiça Eleitoral

O juiz Felipe Guinsani, da 47.ª Zona Eleitoral de Garça, acatou duas representações por propaganda antecipada negativa contra a pré-candidata a prefeita de Garça (70 quilômetros de Bauru) Deyse Serapião. As duas ações foram movidas pelo Partido Social Democrático (PSD) do município.

No primeiro caso, a sigla, representada pelo advogado Vicente Aranha Conessa, entrou com representação contra munícipe por publicações feitas em seus perfis no Facebook e Instagram. As postagens, de 22 de junho, traziam foto da pré-candidata ao lado de cooler de bebidas, supostamente infringindo regras do Cerejeiras Festival, realizado entre 27 e 30 de junho.

Na representação, o partido alegou que a foto foi retirada de contexto, sendo tirada originalmente durante o Moto Rock Festival de 2023, configurando disseminação de "fake news".

Em situação similar, o PSD acusou munícipe de publicação negativa contra Deyse. Em 28 de junho, ele também postou foto dela, afirmando que descumpria regras do Cerejeiras Festival. A foto, contudo, também foi tirada durante o Moto Rock Festival de 2023. Nos dois casos, a Justiça Eleitoral determinou a remoção das postagens em até 24 horas, sob pena de multa.

"Ao combater a disseminação de informações falsas, a Justiça Eleitoral assegura que a competição eleitoral seja justa e transparente e preserva a honra e a imagem dos candidatos", ressaltou o advogado do PSD por meio de nota.