23 de julho de 2024
LUTO

Morre Osvando José de Morais, professor da Unesp de Bauru

Por |
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução Redes Sociais
Professor Osvando José de Morais era muito querido por estudantes e colegas

O professor Osvando José de Morais, atual coordenador do curso de jornalismo da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design (Faac) da Unesp de Bauru, morreu na noite desta segunda-feira (22). Ele sofreu um infarto fulminante, quando passava férias em sua chácara, no município de Sarapuí, situado na região metropolitana de Sorocaba.

Segundo informações obtidas junto ao câmpus local, o professor associado acabara de concluir a livre-docência pela própria Faac em Hermenêutica Midiática e Humanismo e dava aulas na Unesp de Bauru desde 2017, onde era muito querido pelos estudantes da graduação e pós-graduação, assim como por colegas.

“Além de sua brilhante carreira acadêmica, o professor Osvando também se destacou por sua atuação na Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), sendo responsável pela organização de diversas publicações e coletâneas. Foi uma pessoa amável e com o coração pleno de bondade, sempre pronto a ajudar. Foi um humanista, como já não se vê mais e sua partida deixa um vazio imenso na comunidade acadêmica da Unesp e em todo o campo da comunicação”, consta de nota publicada  no Instagram @jornalismounesp.

De acordo com o texto, o professor era um estudioso renomado, com vasta experiência e expertise em diversas áreas do conhecimento, especialmente em Teorias da Comunicação, Hermenêutica, Semiótica da Comunicação e Visual, Literatura Brasileira, Crítica Literária, Relações entre Literatura e Televisão e Adaptação de Textos Literários para Cinema e Televisão.

“Sua paixão pelo ensino era contagiante, tendo se dedicado a inspirar e formar novas gerações de jornalistas e comunicólogos. A atuação como pesquisador também foi marcante, com liderança e participação ativa em diversos grupos de pesquisa, como o Gems - Games, Educação, Mídia e Sentido e o Digitart: Teorias das Mídias Digitais, Tecnologias, Artes e Culturas. Sua presença, ensinamentos e legado jamais serão esquecidos”, publicaram em trechos da despedida.

Amigos e admiradores de Bauru seguiram para Sarapuí, onde ele será velado das 10h às 16h, no Velório Camargo, situado na rua Antonio Benedito de Almeida, 131. Depois será sepultado no cemitério da cidade.