23 de julho de 2024
BIBLIODIVERSIDADE

Autores da região lançam livros em congresso de Gramado

Por Redação | Especial para o Todo Dia Campinas
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
A coletânea 'Inteligênios' e fundamentada no conceito de bibliodiversidade

De 24 a 26 de julho, o Conet - Congresso Educação para Transformação - em Gramado (RS) será palco do lançamento de livros de três autores da região. Rodrigo José, de Americana, Jaime Fulanetto, de Nova Odessa, e Alexandra Melo, de Sumaré, apresentarão suas obras inéditas na coletânea infantojuvenil "Inteligênios".

Clique aqui para fazer parte da comunidade do Todo Dia Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.

Rodrigo José, conhecido cantor de estilo popular-romântico, lança "João-de-barro cantador". Baseado na sua história de vida, o livro narra a trajetória de Rufus, um joão-de-barro que, nascido em uma família de construtores, busca realizar seu sonho de ser um pássaro cantador. "Será uma experiência nova e com certeza gratificante. O livro infantil traz uma essência que deveria fazer parte da nossa vida adulta. Às vezes, a gente esquece de algumas coisas fundamentais que as crianças valorizam e que nós deveríamos valorizar até o resto das nossas vidas", enfatizou Rodrigo.

Jaime Fulanetto, com "O passarinho que não podia voar", conta a história de um passarinho destemido que nasce com apenas uma asa e, com a ajuda dos amigos, supera as dificuldades para conseguir voar. Jaime, que sofreu um acidente em 2017 que o deixou sem as funções de um dos braços, reflete sua própria jornada de superação na obra. "Estou muito feliz em poder publicar meu primeiro livro. Mais do que emoção, é a realização de um sonho poder alcançar e motivar outras pessoas através de minha história", relata.

Alexandra Melo, coordenadora de projetos e pós-graduada em educação, traz "Os sonhos de Juju, a girafa motoqueira", inspirado em suas memórias de infância. “Estou muito feliz em lançar meu livro no Conet, no estande da Inteligênios. É um prazer imensurável contribuir no desenvolvimento das crianças através da literatura”, destaca Alexandra.

A coletânea "Inteligênios", fundamentada no conceito de bibliodiversidade, visa proporcionar às crianças acesso à diversidade de gêneros literários, autores, linguagens e histórias.

Sobre o Conet

Considerado o maior encontro educacional do Sul do Brasil, o Conet deste ano traz o tema "Cores, Saberes e Sabores de Uma Educação que Transforma e Humaniza". Durante três dias - 24, 25 e 26 de julho - professores, dirigentes municipais de educação, gestores escolares e especialistas discutirão e conhecerão propostas para a construção de uma educação humanizadora, superando a concepção tradicional de escola como mera transmissora de conteúdos.