23 de julho de 2024
INDEFINIÇÃO

Com queda nas vendas, comerciantes cobram prazo para o Mercadão

Por Andréia Marques | Especial para Todo Dia Campinas
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação/PMC
Mercado Municipal de Campinas (Mercadão) em reforma

O cronograma das obras do Mercado Municipal de Campinas tem preocupado quem precisa trabalhar no local. Há pouco mais de um ano o local passa por revitalização. A entrega estava prevista para junho deste ano, mas, segundo a prefeitura, a reforma será concluída ainda neste 2º semestre. O problema é que a administração não definiu uma data.

"Essa falta de informação nos deixa bastante inseguros, pois precisamos reformar nossos boxes. Para isso, também precisaremos de projeto, tempo e dinheiro. Então, saber a data nos ajuda a programar o que e como faremos", comenta Adriana Tavares Romero, da Associação dos Comerciantes do Mercado Municipal.

Clique aqui para fazer parte da comunidade do Todo Dia Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.

Desde o início das obras, os permissionários e comerciantes foram transferidos para a área do estacionamento do prédio. A mudança trouxe impactos negativos. "No meu caso, houve uma queda de 20% nas vendas", contou Adriana, que tem uma banca de peixe.

Além disso, eles também têm enfrentado outras dificuldades como calor e estragos causados pela chuva. "Esta reforma tem, sim, causado dificuldades para a gente, tanto nas vendas como no abastecimento", completou.

Reforma

Segundo a prefeitura, as obras estão na fase de finalização do mezanino, que deverá abrigar restaurantes, além de mesas e cadeiras para os clientes.

Construído em 1908, o prédio do Mercado Municipal de Campinas é um patrimônio tombado pelos órgãos de proteção estadual e municipal.

Em nota, a prefeitura afirmou que as obras estão dentro do prazo definido no projeto: "As obras do Mercadão seguem dentro do cronograma previsto conforme os padrões definidos no projeto. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos no segundo semestre de 2024.

A obra está na fase de finalização do mezanino. No momento, está sendo feita a instalação de gás. A empresa também trabalha no acabamento dos boxes internos e no tratamento da fachada externa. As instalações elétricas, hidráulicas e de rede de esgoto já foram concluídas. A etapa de substituição do telhado está sendo finalizada.

As intervenções iniciaram em 24 de julho de 2023 com o objetivo de restaurar o prédio que estava desgastado com a ação do tempo. O espaço será revitalizado, com recuperação da estrutura atual, ampliação da área de atendimento e padronização dos boxes. O Mercadão também ganhará elevadores e banheiros na parte interna", informou a administração em nota.