27 de julho de 2024
OPINIÃO

Manifesto


| Tempo de leitura: 2 min
Geraldo Bergamo, Tatiana Borges, Helena P. de Aquino, Eliane Bittencourt, Oscar Sobrinho, Arsenio Peres, Vinícius Negrão, Alencar Claro, Ofelia Moreira, Hebert Lopreto e Celso Zonta

Nós, filiados ao Partido dos Trabalhadores (PT), residentes em Bauru, manifestamos nossa profunda insatisfação e veemente repúdio à decisão que indica a candidatura de Clodoaldo Gazzetta, do Partido Verde (PV), como pré-candidato pela Federação PT-PV-PcdoB. O PT é um partido de luta, representante da classe trabalhadora, de esquerda, construído ao longo de décadas pela força e dedicação de seus militantes, simpatizantes e do povo trabalhador. Por isso, não há como compactuar com a imposição de tal candidato já que este, recém-filiado ao PV, tem atuação política de direita, neoliberal e privatista.

Fez discurso publicamente a favor do golpe sofrido pela ex-presidenta Dilma Rousseff e, após quatro anos como prefeito de Bauru, teve a pior campanha na tentativa de se reeleger, sendo o primeiro prefeito que não obteve tal êxito. Cada filiado que compõe a história do PT tem um compromisso com os ideais e os valores que sempre nortearam nossas ações: a luta pela valorização da classe trabalhadora, a justiça social, a igualdade, a defesa dos direitos humanos e a luta incessante contra as desigualdades que assolam nosso país.

A aceitação deste candidato sem que houvesse um amplo debate e consenso entre nossos membros, representa uma afronta à nossa autonomia e identidade partidária. Este ato desrespeita o trabalho árduo de militantes que, dia após dia, constroem e fortalecem o PT em suas bases, bairros, comunidades e em todos os espaços onde nossa luta se faz presente.

Além disso, tal decisão ignorou os processos democráticos internos que sempre prezamos e nos quais acreditamos, no caso, o decidido por unanimidade foi a Candidatura Própria para a Majoritária. A escolha de candidatos deve ser resultado de um debate transparente e participativo, que reflita a vontade da maioria dos nossos filiados e respeite a trajetória de luta de todos aqueles que se dedicam ao partido.

Acreditamos no processo democrático e também pensamos que cada partido deve respeitar as instâncias e os processos democráticos internos dos outros. Impor um candidato sem a devida consulta aos nossos filiados, passando por cima da decisão de uma plenária ocorrida em 5 de maio de 2024, é uma violação dos princípios democráticos que tanto valorizamos.

Nesse sentido, elaboramos um abaixo assinado, e colhemos 69 assinaturas de filiados de Bauru, de vários segmentos e representações, para que a indicação seja revista, que se cumpra o Estatuto pela votação das prévias, assim o PT respeitará seus processos internos. Continuaremos firmes na luta para que o PT seja forte, democrático e fiel aos seus ideais, na cidade de Bauru.

PT Saudações.