18 de julho de 2024
PORCO

Animais proibidos em perímetro urbano seguem soltos em Bauru

Por Bruno Freitas | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Bruno Freitas
Porco flagrado pela reportagem às 6h15

A criação de animais considerados de grande porte em perímetro urbano de Bauru, proibida por lei municipal desde 2018, continua sendo praticada livremente na Zona Norte da cidade. Nesta quinta-feira (18), por volta de 6h, um porco vasculhava lixo em busca de comida, em uma via pública do Parque Santa Edwirges. Embora suínos sejam flagrados frequentemente pelas ruas do município, cavalos são mais comumente vistos pelos moradores e também os que mais provocam acidentes graves envolvendo motoristas. Mas na semana passada, até mesmo um boi ‘passeava’ pela avenida Pinheiro Machado, também situada na Zona Norte.

E foi perto dela, via de grande fluxo de veículos, que estava o porco desta quinta-feira, mais precisamente em um terreno no cruzamento das alamedas Ematite com Tebas.

Conforme a Lei número 7.055/2018, amplamente divulgada pelo JCNET, equinos, bovinos, caprinos, suínos e ovinos não podem ser mantidos em perímetro urbano de Bauru, sob risco de o responsável ter de pagar multa e taxa (com acréscimo de IPCA) para os serviços de remoção e registro do animal. Além disso, será preciso ainda arcar com as diárias, limitada a cinco dias, do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Em caso de denúncias, a população pode acionar o CCZ pelo telefone 3103-8050.

LEIA TAMBÉM:
Boi é flagrado caminhando na Pinheiro Machado em Bauru